AÇÃO COLETIVA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

um olhar para a Reserva Extrativista Marinha de Cururupu/MA

Autores

  • Cintia Raquel Soares Pinheiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sylvana Kelly Marques da Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n11.2023.11

Palavras-chave:

Ação coletiva, Resex, Governança Ambiental, Espaços Comunitários

Resumo

Este artigo é uma análise das ações coletivas mobilizadas pelas lideranças comunitárias da Reserva Extrativista – Resex – de Cururupu, no estado do Maranhão articuladas à gestão compartilhada da unidade, mediada pelo Conselho Deliberativo presidido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Para interpretar tais dinâmicas, realizamos uma incursão etnográfica associada aos relatos de vidas das lideranças comunitárias e entrevistas compreensivas com os responsáveis do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio. Tratamos das divergências encontradas nos relatos amparados na “teoria do enquadramento” (SNOW 2013), na abordagem pragmática da ação coletiva (CEFAÏ, 2009) e nos momentos de prova propostos por Boltanski e Thévenot (1991). Consideramos que o imaginário que formata os arranjos locais - entre o grupo e instituições – apesar de se alicerçar nas forças endógenas está perpassado por concepções pretéritas que indicam a permanência de lógicas excludentes agenciadas pela história da subjugação socioespacial existente com o colonialismo. No território encontramos a luta por direitos sociais, tais como o recebimento do Seguro Defeso, a organização do pescador artesanal, a celebração de convênios e projetos, a continuidade das ações dispostas no Plano de Manejo, a atualização do Cadastro dos Moradores e a fiscalização dos crimes socioambientais. Apesar dos desafios, os envolvidos mantêm em sua coletividade, práticas culturais, celebram suas vivências e constroem relações solidárias, o que favorece a transfiguração das lógicas opressoras originadas pela matriz simbólica moderna, que ancoradas no racismo, patriarcado e privatização do bem comum, precisam ser superadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Raquel Soares Pinheiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Gestão Empresarial pela Escola de Negócios Excellence e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão. Foi professora substituta do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão - Campus São Bernardo. Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) e no Grupo de Estudos em Economia Política e História Econômica (GEEPH). Experiência em elaboração e gestão de eventos científicos e culturais, projetos, pesquisas científicas e de mercado, inventariação turística, produção de material técnico e didático-instrucional e ministra aulas nas áreas de turismo, gestão, políticas públicas e correlatas.

Sylvana Kelly Marques da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais – Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFPR. Pesquisadora e Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Washington (EUA) no Henry M. Jackson School of International Studies - Latin American and Caribbean Studies, sobre orientação do Professor Jonathan Warren. Mestre em Turismo (UFRN), na área de concentração: Turismo, Desenvolvimento regional/local e Gestão. Especialista em Gestão e Estratégia de Marketing. Foi bolsista da CAPES, em decorrência da primeira colocação no processo de seleção do mestrado e doutorado. Integrante do projeto de pesquisa Novas Rotas do Turismo Religioso no RN e Festas Religiosas: Perspectivas e desafios das políticas de turismo religioso no estado do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC), na linha de pesquisa 1: Imaginário Cultura e Meio Ambiente, da UFMA/Campus de São Bernardo. Participa na "Rede de Pesquisa em Turismo Religioso - NE" com o sub-projeto integrado "Entre o Desenvolvimento e a Pandemia: caminhos para o Turismo Religioso no Baixo Parnaíba Maranhense".

Referências

ABERS, Rebecca; BÜLOW, Marisa Uon. Movimentos sociais na teoria e na prática: como estudar o ativismo através da fronteira entre Estado e sociedade? Sociologias, v. 13, p. 52-84, 2011.

ALLEGRETTI, Mary. A construção social de políticas públicas. Chico Mendes e o movimento dos seringueiros. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 18, 2008.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Conceito de terras tradicionalmente ocupadas. Seminário sobre questões indígenas. Palestra proferida, 2005.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Terras tradicionalmente ocupadas: processos de territorialização e movimentos sociais. Revista brasileira de estudos urbanos e regionais, v. 6, n. 1, p. 9-9, 2004.

ALMEIDA, Mauro W de. Barbosa; ALLEGRETTI, Mary Helena; POSTIGO, Augusto. O legado de Chico Mendes: êxitos e entraves das Reservas Extrativistas. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 48, 2018.

ALVAREZ, Sonia E. Para além da sociedade civil: reflexões sobre o campo feminista. Cadernos Pagu, p. 13-56, 2014.

BERTAUX, Daniel; COSTA, Luciano Rodrigues; SANTOS, Yumi Garcia dos. O “relato de vida” como método das ciências Sociais. Entrevista com Daniel Bertaux. In: Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v.32, nº1

BOBBIO, Noberto. Teoria geral da política. A filosofia política e a lição dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

BOLTANSKI, Luc; THÉVENOT, Laurent;. De la justification. Les économies de la grandeur. P.: Gallimard, 1991.

CASTRO, Mariana. Brasil de Fato. Direitos Humanos. Elites Predatórias: Maranhão é o estado com mais assassinatos no campo em 2021, aponta relatório da CPT. 20 de dezembro de 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/12/20/maranhao-e-o-estado-com-mais-assassinatos-no-campo-em-2021-aponta-relatorio-da-cpt

CEFAÏ, Daniel. Como nos mobilizamos? A contribuição de uma abordagem pragmatista para a sociologia da ação coletiva. Dilemas-Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 2, n. 4, p. 11-48, 2009.

COSTA, Francisco Wendell Dias. Territórios costeiros marinhos e as “estratégias de gestão”: o caso da Resex de Cururupu – MA. São Luís, UEMA, 2015.

ESTEVO, JEFFERSON; FERREIRA, Leila. “A política externa do governo Jair Bolsonaro para as mudanças climáticas: rupturas negativas e riscos.” In: GONÇALVES, F.; LOUREIRO, G.; MELLO, B. (org.). Política externa do governo Bolsonaro: temas, resultados e retrocessos. Lemos Mídia Editora, 2022. Disponível em: https://lemosmidia.com.br/produto/politica-externa-nogoverno-bolsonaro-temas-resultados-e-retrocessos. Acesso em: 07/mai/2022

FEARNSIDE, Philip Martin. Retrocessos sob o Presidente Bolsonaro: um desafio à sustentabilidade na Amazônia. Sustentabilidade International Science Journal, v. 1, n. 1, p. 38-52, 2019.

FETAEMA. Conflitos e lutas dos trabalhadores rurais no Maranhão – ANO 2020. São Luís. Fetaema.2021.

FETAEMA. Conflitos e lutas dos trabalhadores rurais no Maranhão – ano 2021. São Luís. Fetaema. 2022. Disponível em: https://fetaema.com/wp-content/uploads/2023/03/Livro%20FETAEMA%202.pdf.

FURTADO, Celso. Meio-ambiente, desenvolvimento e subdesenvolvimento na teoria econômica e no planejamento. ANDRADE, MC, et al. Meio-ambiente desenvolvimento e subdesenvolvimento. São Paulo: Hucitec, 1975.

ICMBio. Portaria n. 227 de 22 de março de 2020. Suspende por tempo indeterminado a visitação pública nas unidades de conservação federais. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/Icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/portarias/portarias-2020/portaria_227_22mar2020.pdf. Acesso em: 16/mai/2022.

FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder. Globo. 2001.

LA PLANTINNI François & TRINDADE Liane. O que é imaginário? Coleção Primeiros Passos, São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.

MACHADO, Adilson Matheus Borges; SOARES, Leonardo Silva; FARIA, Karla Maria Silva de. ANÁLISE ESTRUTURAL DA PAISAGEM DA RESEX DE CURURUPU, MARANHÃO, BRASIL. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 7-16, jan. 2022. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/702>. Acesso em: 24 out. 2023.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p.17-37.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

PEREIRA, M. Revolução verde. In: CALDART, R. et al. (orgs.). Dicionário da educação no campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

PEREIRA, Madian J. F.; TEIXEIRA, Gercilene. “Institucionalização e recomposição territorial da Reserva Extrativista Marinha de Cururupu: aberturas e impasses da ação local e da gestão compartilhada” In: AQUINO-TEISSERENC, Maria José S.; SANT’ANA JÚNIOR, Horácio A.; ERTERCI, Neide (Orgs.). Territórios, mobilizações e conservação socioambiental. São Luís: EDUFMA, 2016.

RIBEIRO, T. G. Limites e desafios da participação em processos decisórios numa Unidade de Conservação. In: AQUINO-TEISSERENC, Maria José S.; SANT’ANA JÚNIOR, Horácio A.; ERTERCI, Neide (Orgs.). Territórios, mobilizações e conservação socioambiental. São Luís: EDUFMA, 2016.

ROCHA, Ismael Silva; BARROS, Mateus de Sá Barreto. O poder de influência do agronegócio na política externa brasileira. In: Revista Infinitum, v.5, nº 9, dez., p. 98-123, 2022

SHILS, Edward. Centro e periferia. Lisboa: Difel, 1992.

SILVA, Sylvana Kelly Marques da; LAIBIDA, Luiz Demétrio Janz. A fotografia e a dimensão espacial dos fenômenos sociais: o enquadramento espetacularizado nos Protomártires do Brasil. In: Sociologias Plurais - Revista Discente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPR. V.9, nº2, Curitiba, 2023. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/sclplr/issue/view/3540/showToc

SNOW, David A. Framing and Social Movements. The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Social and Political Movements, 2013.

SOUZA, Jessé de. A elite do atraso: da escravidão à Lava-Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

STAVENHAGEN, Rodolfo. Etnodesenvolvimento: uma dimensão ignorada no pensamento desenvolvimentista. In: Anuário Antropológico, 84, 1985, p. 11-44.

TEISSERENC. Pierre. Governança territorial em reservas extrativistas. In: Revista Pós Ciências Sociais v. 11, n.22, 2014.

TILLY, Charles. Coerção, Capital e Estados Europeus. Clássicos 7; Tradução SOUZA, Geraldo Gerson de. São Paulo: EDUSP, 1996.

WARREN, Jonathan Frederick. Cultures of Development: Vietnam, Brazil and the unsung vanguard of prosperity. New York: Routledge. 2017.

WEBER, Max. Política como vocação. In: ________. Ensaios de sociologia. São Paulo: Cultrix, 2011

Downloads

Publicado

2024-01-28

Como Citar

PINHEIRO, Cintia Raquel Soares; SILVA, Sylvana Kelly Marques da.
AÇÃO COLETIVA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: um olhar para a Reserva Extrativista Marinha de Cururupu/MA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 11, p. 88–114, 28 Jan 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)