LORDE COCHRANE E AS INDEPENDÊNCIAS NO NORTE DO BRASIL

entrevista com o George Ermakoff

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.27

Palavras-chave:

Independência do Brasil, Esquadra Imperial, Thomas Cochrane

Resumo

Em meados de julho de 2023, George Ermakoff, autor de uma das biografias mais recentes e bem-sucedidas sobre o Almirante Cochrane, aceitou o convite dos organizadores deste dossiê para compartilhar suas percepções sobre a trajetória e as contribuições de Cochrane, uma figura proeminente na consolidação da Independência nas províncias do norte do Brasil. Durante a entrevista, ele destaca a habilidade de Cochrane em liderar a Esquadra Imperial à vitória e discute a percepção das autoridades brasileiras e dos residentes das províncias do Norte sobre as ações de Cochrane. Ermakoff também sublinha a necessidade de uma revisão historiográfica para uma compreensão mais profunda do papel de Cochrane na independência dessas províncias. Finalmente, ele compartilha sua experiência na escrita de uma biografia sobre Cochrane e os desafios que encontrou durante esse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edyene Moraes dos Santos, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Assis. Professora da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Johny Santana de Araújo, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor Associado do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí – PPGHB/PPGCP/UFPI.

Roni César Andrade de Araújo, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão – DEHIS/CCH – PPGHIS/UFMA.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

SANTOS, Edyene Moraes dos; ARAÚJO, Johny Santana de; ARAÚJO, Roni César Andrade de.
LORDE COCHRANE E AS INDEPENDÊNCIAS NO NORTE DO BRASIL: entrevista com o George Ermakoff
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.27, 29 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Entrevista