GRUPOS DE DANÇA DA FURB

EXPERIÊNCIAS DE SER E DANÇAR

Palavras-chave: Extensão universitária, Dança, Corpo, Movimento, Prática artística

Resumo

Memória visual do projeto de extensão desenvolvido na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), intitulado Grupos de Dança da FURB, que oferece aulas semanais de dança
articuladas a ensaios e apresentações, com foco em cinco diferentes técnicas: Danças Alemãs, Danças Urbanas, Danças de Salão, Dança Contemporânea e Dança Espanhola. Aberto e acessível à comunidade interna e externa da universidade, cada grupo conta com um instrutor, necessariamente um acadêmico do curso de Licenciatura em Dança da FURB. O ensaio revela traços das atuais escolhas éticas e estéticas manifestadas nos diversos campos expressivos do projeto, discorrendo sobre suas práticas operacionais e cognitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Janning Xavier, Universidade Regional de Blumenau - FURB. Blumenau, SC. Brasil.

É artista e diretora, interessada em pesquisas compositivas que tomam o corpo em movimento como ponto de partida para investigações e conexões cênicas. Desde 2008 trabalha na concepção e direção de espetáculos, incluindo em seu repertório Auto-retrato (2008); Nós (2011); Com-posições. Planos para criação do (in)comum (2012); Assemblage (2013), Ignorãça (2015) e Mais sobre aquilo que prefiro acreditar que seja agora (2016). Em 2009, trabalhou na concepção e direção do projeto de performances de rua intitulado Retrato do outro. Também atua como professora na área das artes. Publicou inúmeros artigos e livros no campo das artes contemporâneas. É também crítica, parecerista de projetos culturais, curadora e programadora. Concebeu e coordenou diversas ações no campo das artes cênicas, a exemplo do Festival Internacional Múltipla Dança, projeto Tubo de Ensaio, Laboratório Corpo e Dança, Laboratório das Artes do Corpo e Seminários do Festival de Dança de Joinville. Tem larga experiência no desenho e gestão de projetos culturais, além da coordenação técnica de montagens cênicas e turnês, funções que exerceu na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Dançou profissionalmente nas companhias Cena 11 (SC) e Raça (SP). Tem, ainda, experiência na direção e realização de documentários e vídeodanças, com destaque para a produção “Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense” (2010).

Referências

ESPINOSA, Bento de. Ética. Lisboa: Relógio D`Água,1992.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

MUNDIM, Ana Carolina. Composição em tempo real em dança: a experiência do ato.In: XAVIER, Jussara; Instituto Festival de Dança de Joinville (org.). Dança não é (só) coreografia. Joinville: Instituto Festival de Dança de Joinville, 2017.p. 72-98.

ROCHA, Thereza. Derivas de um plano de composição em dança: o todo é menor do que a soma de suas partes.In: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (org.). Dança e dramaturgia(s). Fortaleza; São Paulo: Nexus, 2016. p. 269-303.

Publicado
2022-09-22
Seção
Memória Visual de Extensão