AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃO SOLAR NA DISTRIBUIÇÃO SUPERFICIAL DA VEGETAÇÃO NA PENÍNSULA POTTER, ANTÁRTICA MARÍTIMA

Conteúdo do artigo principal

Andre Medeiros de Andrade
Jorge Arigony Neto
Everton Luís Poelking
Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer
Ulisses Franz Bremer

Resumo

O objetivo deste estudo foi estimar a radiação solar incidente na superfície da península Potter, Antártica Marítima e analisar a influência desse parâmetro na distribuição superficial da vegetação. Os dados de vegetação utilizados foram gerados a partir da classificação de uma imagem do satélite QuickBird (janeiro/2007). A estimativa da radiação solar incidente na superfície foi feita para as estações do verão, outono, inverno e primavera, tendo sido feito posteriormente o zoneamento da superfície para as áreas de ponto de compensação de luz (PCL) e ponto de saturação (PS). Apenas a classe de musgo apresentou compatibilidade entre a área classificada e a área de PCL, com 23,5% e 5,9% da vegetação dentro da área de PCL para o inverno e outono respectivamente. A radiação solar não se mostrou como um elemento determinístico na distribuição espacial da vegetação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ANDRADE, A. M. de; NETO, J. A.; POELKING, E. L.; SCHAEFER, C. E. G. R.; BREMER, U. F. AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃO SOLAR NA DISTRIBUIÇÃO SUPERFICIAL DA VEGETAÇÃO NA PENÍNSULA POTTER, ANTÁRTICA MARÍTIMA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n1-43893. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43893. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andre Medeiros de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Sensoriamento Remoto, atua em pesquisas voltadas para o monitoramento de regiões da Antártica. Realiza pesquisas em conjunto com o Laboratório de Monitoramento da Criosfera/FURG, Terrantar/UFV e no Centro Polar e Climático/UFRGS.

Jorge Arigony Neto, Universidade Federal do Rio Grande

Universidade Federal do Rio Grande

Everton Luís Poelking, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Universidade Federal de Viçosa - UFV Terrantar - UFV

Ulisses Franz Bremer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)