A comunidade científica brasileira: Formação ao longo dos séculos

Autores

  • Ana Beatriz Camargo Tuma Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49696

Resumo

Este texto é uma resenha crítica do livro “Um espaço para a ciência: Formação da comunidade científi ca no Brasil” de Simon Schwartzman (2015), publicado pela primeira vez em 1979. Nele, aborda-se a ciência brasileira desde o período colonial até os dias atuais. O mérito mais relevante desta obra, segundo o autor, foi o de ter ajudado a estabelecer o campo dos estudos sociais e históricos sobre a ciência e tecnologia no Brasil.

Palavras-chave: Brasil; ciência; cientistas; história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Camargo Tuma, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA/USP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestra em Divulgação Científi ca e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp). Especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Tuma, A. B. C. (2019). A comunidade científica brasileira: Formação ao longo dos séculos. Paradoxos, 3(1), 84–87. https://doi.org/10.14393/par-v3n1-2018-49696