Quando o trabalhador assalariado é camponês

um estudo dos agricultores camponeses nos campos de dendê no nordeste paraense

Autores

  • Rafael Benevides de Sousa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT143202

Resumo

Compreender as articulações que o campesinato tem engendrado junto às formas capitalistas de produção tem sido um campo de estudo e pesquisa importante para o entendimento das relações que estão sendo tecidas no espaço agrário. Nesse sentido, nos propomos nesse artigo a discutir as relações que são constituídas por camponeses que se assalariam nas empresas produtoras de dendê no nordeste paraense, concebendo esse assalariamento como um complemento para o fortalecimento da unidade familiar camponesa. As reflexões que aqui trazemos partiram de uma pesquisa em comunidades rurais nos municípios de Acará, Bujaru e Concórdia do Pará, onde estão situadas algumas das bases de produção da empresa Biopalma. A metodologia de análise geográfica ocorreu por intermédio da pesquisa de campo, a partir de técnicas da observação in loco e de entrevistas com camponeses. Nesse artigo, mais especificamente, privilegiamos a base de dados qualitativos, por entendermos a importância que as falas dos entrevistados imprimem à compreensão da realidade agrária apresentada. Desse modo, esperamos poder contribuir com o debate sobre as relações construídas dialeticamente entre camponeses e o binômio latifúndio/agronegócio na Amazônia paraense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Benevides de Sousa, Universidade Federal Fluminense

Gradudo em Geografia, especialização em Educação ambiental e uso sustentável do recursos naturais. Mestre e atualmente doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

02-09-2019

Como Citar

SOUSA, R. B. de. Quando o trabalhador assalariado é camponês : um estudo dos agricultores camponeses nos campos de dendê no nordeste paraense . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 14, n. 32 Abr., 2019. DOI: 10.14393/RCT143202. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/47406. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos