Gerenciamento de Resíduos Sólidos e a Aplicação da Logística Reversa no Segmento da Construção Civil

Autores

  • João Paulo Cavalcante Matos Centro Universitário Leão Sampaio - UNILEAO https://orcid.org/0000-0002-2808-5646
  • Tharsis Cidália de Sá Barreto Diaz de Alencar Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1516

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos. Gerenciamento. Logística Reversa. Construção Civil.

Resumo

A Construção Civil representa uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento e fomento econômico de um país. Porém, este é um dos setores que mais impacta e agride ao meio ambiente, isto, quer seja pela grande exploração de recursos naturais, pelas mudanças das paisagens ou mesmo pela produção de resíduos oriundos dos canteiros de obras. Este último aspecto, constituirá a problemática abordada ao longo deste estudo. Nessa perspectiva, o artigo ora exposto tem por objetivo geral investigar a aplicação da logística reversa no segmento da construção civil, com ênfase nas alternativas adotadas para a segregação, coleta e disposição destes materiais. No que tange a metodologia, o estudo em questão utilizou a abordagem descritiva, de cunho qualitativo, sendo esta uma pesquisa bibliográfica, a qual foi desenvolvida com base em livros, artigos, dentre outras publicações. Observou-se que as operações desempenhadas no âmbito da construção civil geram, predominantemente, o montante da parcela de resíduos sólidos urbanos encontrados nos centros urbanos. Constatou-se que a gestão de resíduos provenientes da construção civil torna-se uma ferramenta de suma relevância, haja vista estabelecer diretrizes para a disposição dos resíduos em locais apropriados, emergindo como um instrumento efetivo para minimizar os impactos sofridos pela natureza, podendo promover uma redução substancial no consumo de recursos naturais não renováveis; além de reduzir áreas destinadas a aterro, isto pela minoração da massa de resíduos para reuso e reciclagem; bem como auxilia a atenuar os índices de poluição; dentre outros benefícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Cavalcante Matos, Centro Universitário Leão Sampaio - UNILEAO

GRADUAÇÃO EM ADIMINISTRAÇÃO E ALUNO DA ESPECIALIZAÇÃO EM LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPLIMENTOS.

Tharsis Cidália de Sá Barreto Diaz de Alencar, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Professora Orientadora; Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Referências

ALT, Paulo R.; MARTINS, Petrônio G. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

ALESSIO, Rosemeri. Responsabilidade social das empresas no Brasil: reprodução de postura ou novos rumos? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil – 2015. Disponível em: http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2015.pdf. Acesso em: 05 de nov. 2017.

BÉRRIOS, Manuel. Consumismo e Geração de Resíduos Sólidos. GEOUSP. São Paulo: nº 6, p.17-28, 2009.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

CALDERONI, S. Os bilhões perdidos no lixo. 6. ed. São Paulo: Humanitas, 2015. 346 p.

CAVALCANTI, Clovis. Sustentabilidade da economia: paradigmas alternativos da realização econômica. In: CAVALCANTI, Clovis (org). Desenvolvimento e natureza: estudo para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez; Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco. 1998.

_________, Clovis. Política de governo para o desenvolvimento sustentável: uma introdução ao tema e a esta obra coletiva. In: CAVALCANTI, Clóvis (org.). Meio ambiente desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2001.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. Resolução n. 307, de 5 de julho de 2002. Publicada no DOU n. 136, de 17 de julho de 2002.

__________– CONAMA. Resolução n. 001, de 23 de janeiro de 1986. Publicada no DOU de 17 de fevereiro de 1986.

CUNHA, V. Gerenciamento da coleta de resíduos sólidos urbanos: estruturação e aplicação de modelo não-linear de programação por metas. Dissertação (M. S.). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2011.

CHAVES, Gisele de Lorena D; MARTINS, Ricardo Silveira. Diagnóstico da Logística Reversa na Cadeia de Suprimentos de Alimentos Processados no Oeste Paranaense In: VIII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais (SIMPOI), ago. 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV, 2005,

DAFT, Richard L. Administração. Tradução: Dalton Conde de. Alencar. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

D’AMBRÓSIO, D. A responsabilidade que dá retorno social. Jornal Gazeta Mercantil, publicado em 10 de novembro de 2010.

FERREIRA, Luiz Henrique (org.). Sustentabilidade nas Obras e nos Projetos: Questões Práticas para Profissionais e Empresas. São Paulo: PINI, 2012.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 12. ed. Curitiba: Positivo, 2017.

GOUVEIA, Nelson. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. Ciência & Saúde Coletiva, 17(6):1503-1510, 2012.

JOHN, V. M. Reciclagem de resíduos na construção civil: contribuição à metodologia de pesquisa e desenvolvimento. Tese (Título de Livre Docência). Departamento de Engenharia de Construção Civil. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2010.

LEITE, P. R. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade. 9. ed. São Paulo: Pearson. 2016.

LIMA, Rosimeire Suzuki; LIMA Ruy Reynaldo Rosa. Guia para Elaboração de Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Série de Publicações Temáticas do CREA-PR, Paraná, 2012.

MARIANO, Leila Seleme. Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil com Reaproveitamento Estrutural: Estudo de Caso de uma Obra com 4.000m². Universidade Federal do Paraná. 2012.

MANZINI, E; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da USP, 2015.

MUÑOZ, Susana Inés Segura. Impacto Ambiental na Área do Aterro Sanitário e Incinerador de Resíduos Sólidos de Ribeirão Preto, SP: Avaliação dos níveis de metais pesados. 2012.

OLIVEIRA, M.J.C. Empresas e responsabilidade Social. In: III Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Bahia, 2012.

PESSOA, Elizabeth Vieira. Gestão de Resíduos de Construção Civil: Alternativas Adotadas Para Segregação, Coleta e Destinação de Resíduos de Construção de Edificações com Base em um Estudo de Casos. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana da Escola Politécnica da UFBA. 2008.

PINTO, T.P. Gestão ambiental dos resíduos da construção civil: a experiência do SINDUSCON-SP. São Paulo: SindusCon, 2015. 45p.

PINTO, Janaina Antonino; LIMA JÚNIOR, Orlando Fontes. Aplicação do Conceito de rede Logística Reversa na Construção Civil. XVIII ANPET - A Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Florianópolis, 2014.

ROCHA, J.C.; JOHN, V.M. Utilização de resíduos na construção civil. Porto Alegre: Coletânea Habitare, Volume 7, 2013.

SAUR-AMARAL, I. Revisão sistemática da literatura. BUBOK. Lisboa, 2010.

STACHERA JÚNIOR, T. Avaliação de emissões de CO2 na construção civil: um estudo de caso da habitação de interesse social no Paraná. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008.

SCHENINI, Pedro Carlos; BAGNATI, Antonio; CARDOSO, André. Gestão de Resíduos Sólidos na Construção Civil. In: COBRAC – Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário. Florianópolis, UFSC, 2004.

TACHIZAWA, Takeshy; GARRETT, Alexandre. Indicador de desenvolvimento humano organizacional: novas dimensões da cultura corporativa. São Paulo: Cultura, 2010.

TEIXEIRA, E.N.; BIDONE, F.R.A. Conceitos básicos - Metodologia e técnicas de minimização, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos urbanos. Rio de Janeiro: ABES (Associação de engenharia Sanitária e Ambiental). 2009.

TORGAL, F. P.; JALALI, S. Construção sustentável: o caso dos materiais de construção. In: Congresso Nacional “Construção”, 3, 2007, Coimbra. Anais... Coimbra. 2007.

TOZZI, Rafael Fernando. Estudo da Influência do Gerenciamento na Geração dos Resíduos da Construção Civil (RCC) – Estudo de Caso de Duas Obras em Curitiba – PR. Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, Curitiba: 2006.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2015.

XAVIER, L. L.; ROCHA, J. C. Diagnóstico do resíduo da construção civil – Início do caminho para o uso potencial do entulho. In: IV Seminário Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem na construção civil - materiais reciclados e suas aplicações. CT206 - IBRACON. São Paulo - SP. 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos