• Resumo

    COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: : ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO DOUTORAL EM PPGS DO RIO GRANDE DO SUL (2006-2022)

    Data de publicação: 24/07/2023

    O artigo busca identificar como as temáticas do Desenvolvimento e da Comunicação têm sido trabalhadas nos cursos de Pós-Graduação em Comunicação e em Desenvolvimento, em Universidades Federais e Comunitárias do Rio Grande do Sul. Foram selecionadas as teses de doutorado em que a comunicação é apresentada como um caminho para o desenvolvimento de determinadas regiões, comunidades ou grupos sociais. E ainda, que mostrem a comunicação como uma ferramenta propulsora, de reconhecimento identitário ou de valorização de determinada classe social. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bancos de teses das Universidades Federais e Comunitárias do Rio Grande do Sul. Foram identificados 1.081 trabalhos e deste universo, foram analisadas 37 teses que trabalham essas perspectivas. Identificou-se possibilidades de avanço em pesquisas na área, bem como os meios de comunicação e a mídia se mostraram importantes para as transformações sociais e o desenvolvimento sustentável das comunidades e grupos.

  • Referências

    BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (Org.). Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM. 2014. 232p.

    BONIN, J. A. Estratégia multimetodológica de captação de dados em pesquisa de recepção: a experiência da investigação. Telenovela, identidade étnica e cotidiano familiar. Rastros, Joinville, v-1, p. 6-18, 2004.

    BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk; 2008.

    DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008

    FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em 10 de junho de 2022.

    KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: Identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

    LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37-45 2007.

    MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immacolata de. Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2016. 326 p.

    OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.

    PERUZZO, Cicilia. Comunicação para o desenvolvimento, comunicação para a transformação social. In:MONTEIRO NETO, Aristides (Org.). Sociedade, política e desenvolvimento. Brasília: Ipea, 2014.

    RONSINI, Veneza M.; REBELLATO, Mauricio. A formação da identidade de classe de agricultores familiares: uma articulação teórica entre o consumo de mídia e a participação no movimento social de Economia Solidária. Redes, 26. Santa Cruz do Sul. 2021.

    SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, RS, Ano 1, n.1, Jul., 2009.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal