SABERES NECESSÁRIOS AO ENSINO DE LIBRAS L2 CENTRADO NO GÊNERO: A TEXTUALIZAÇÃO DA ENTREVISTA COM ESPECIALISTA

Conteúdo do artigo principal

Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar
Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo
Shirley Barbosa das Neves Porto

Resumo

Resumo: Este trabalho tematiza a área da Libras como Segunda Língua (L2) para ouvintes, no campo de gêneros textuais O objetivo é descrever os mecanismos de textualização em segmentos textuais utilizados pelo enunciador entrevistado em um exemplar do gênero entrevista com especialista. O campo teórico está representado por contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e seus objetos de estudo - modelo de análise e produção de texto e modelo didático de gênero. O contexto de produção dos dados para análise é o de uma entrevista realizada pela pesquisadora (primeira autora) com um especialista em Educação Física para alunos surdos. Os resultados da análise mostram que os enunciados da textualização estão associados ao tema central e ao objetivo do texto sinalizado - apresentar coerência textual no plano da textualização, bem como as unidades linguísticas que marcam a conexão (plano de textualização representado linguisticamente por sinais que funcionam como organizadores textuais); coesão nominal (dêixis pessoal, sinalização espacial e advérbio pronominal); e coesão verbal (verbo ação e verbo ação-colocação). Essa configuração pode subsidiar a construção de um modelo de descrição com vista a sua didatização no ensino de Libras L2 para aprendizes ouvintes e a formação de professore de Libras.


Palavras-chave: Libras L2; Interacionismo Sociodiscursivo; Entrevista com Especialista; Modelo Análise de Texto.

Detalhes do artigo

Como Citar
Felisberto de Caldas Aguiar, G., Gonçalves de Macedo Reinaldo, M. A., & Barbosa das Neves Porto, S. (2024). SABERES NECESSÁRIOS AO ENSINO DE LIBRAS L2 CENTRADO NO GÊNERO: A TEXTUALIZAÇÃO DA ENTREVISTA COM ESPECIALISTA. Caderno Seminal, (48). https://doi.org/10.12957/seminal.2024.79224
Seção
Estudos Gramaticais e Ensino
Biografia do Autor

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1981), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande e professor associado da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, formação de professor, ensino, escrita e ensino de escrita.

Shirley Barbosa das Neves Porto, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do curso de Licenciatura em Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialização em Educação pela UFCG e pedagogia com habilitação em Educação de Surdos também pela UFCG. Os estudos estão centrados na Literatura em Línguas de Sinais e Educação Bilíngue para Surdos, atuando principalmente com: literatura surda e literatura em língua de sinais (produção de surdos, tradução e adaptações para a Libras, e o efeito estético no processo tradutório), processos de ensino de literatura em língua de sinais, educação de surdos, educação bilíngue, formação de professores e ensino de Literatura e de Libras na perspectiva dos gêneros textuais, considerando o contexto de L1 e L2 do aprendiz.