Sonhos, temporalidades e universidade: experiências para o futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71259

Palavras-chave:

Sonhos, Temporalidade, Teoria da História, Futuro, Universidade

Resumo

Este ensaio problematiza as reflexões sobre o futuro no mundo contemporâneo que o aborda unilateralmente a partir de sua “redução”, “estagnação” e “ameaça”. Argumentamos que a tematização do futuro resumida à sua “impossibilidade” possui consequências ontológicas, epistemológicas, ético-políticas e afetivas perigosas para o âmbito intelectual e cotidiano, pois alimenta a sensação de que não há como atravessar os desafios do mundo contemporâneo, negando assim o caráter de mobilização da experiência histórica. Essa problematização é conduzida no ensaio por meio do relato de uma experiência de sala de aula ligada ao ensino de Teoria da História. A experiência lançou mão dos sonhos (experiências oníricas) dos estudantes como um caminho possível para reconduzir/reconstruir a nossa relação com o real e com o futuro na universidade. Argumentamos também, com base na experiência relatada, que o exercício de registro, tematização teórica e o compartilhamento dos sonhos em comunidade permite uma percepção mais alargada dos desafios da temporalidade contemporânea, bem como a construção de outros mundos possíveis.

Biografia do Autor

Thamara de Oliveira Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis, curso de graduação em História. Doutora, Mestre e graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Temporalidades e Histórias Populares” (UEMG/CNPq).

Referências

ARAUJO, Valdei; PEREIRA, Mateus. Atualismo 1.0. Como a ideia de atualização mudou o século XXI. Ouro Preto: SBTHH, 2018.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.

BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

BERADT, Charlotte. Sonhos do Terceiro Reich. Com o que sonhavam os alemães depois da ascensão de Hitler. São Paulo: Três estrelas, 2017.

BRAIDOTTI, Rosi. Affirmation, pain and empowerment. Asian Journal of Women’s Studies, Ewha Womans Univ. Press, v. 14, p. 7-36, 2008.

BRAIDOTTI, Rosi. In Spite of the Times. The post secular turn in Feminism. Theory, Culture & Society, n. 6, v. 25, p. 1-24, 2008.

BRAIDOTTI, Rosi. Powers of Affirmation. Response to Lisa Baraitser, Patrick Hanafin and Clare Hemmings. Subjectivity, n. 3, p. 140-148, 2010.

CHAKRABARTY, Dipesh. O clima da história: quatro teses. Sopro, n. 91, p. 2-27, jul. 2013.

DOMANSKA, Ewa. Affirmative Humanities. History-theory-criticism, n. 1, p. 9-26, 2018.

DUARTE, André. A pandemia e o pandemônio: Ensaio sobre a crise da democracia brasileira. Rio de Janeiro: Via Verita, 2020.

FREIRE, Paulo. Suporte e mundo. In: À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1999.

FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

GUIMARÃES, Géssica; PEREIRA, Luisa. Ativismo, movimentos sociais e politização do tempo: possibilidades dos feminismos no Brasil contemporâneo. In: PINHA, Daniel; GUIMARÃES, Géssica; RANGEL, Marcelo (Orgs.). Diante da Crise: teoria, história da historiografia e ensino de história hoje. Vitória: Milfontes, 2021.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Nosso amplo presente. O tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Ed. Unesp, 2015.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença. O que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-RJ, 2010.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Um contraponto à comparação. Seis considerações sobre o engajamento com um passado Pós-histórico. Revista de Teoria da História, UFG, n. 24, v. 2, p. 119-127, 2021.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

HEIDEGGER, Martin. A questão da Técnica. Scientiæzudia, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 375-98, 2007.

HOOKS, Bell. A teoria como prática libertadora. In: Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

HOOKS, Bell. Educação democrática. In: Ensinando comunidade. Uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

JUNG, Carl Gustav. Arquétipos e o inconsciente coletivo. Vol. 9. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KOSELLCK, Reinhart. Ficção e realidade histórica. In: GUMBRECHT, Hans; RODRIGUES, Thamara (Orgs.). Reinhart Koselleck: uma latente filosofia do tempo. São Paulo: Unesp, 2021.

KOSELLCK, Reinhart. Terror e sonho – Anotações metodológicas para as experiências do tempo no Terceiro Reich. In: Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2006.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos de tempo: Estudos sobre História. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-RIO, 2014.

KOSELLECK, Reinhart. Posfácio. In: BERADT, C. Sonhos do Terceiro Reich: com o que sonhavam os alemães depois da ascensão de Hitler. São Paulo: Três estrelas, 2017.

KRENAK, Ailton. Antes, o mundo não existia. In: NOVAES, Adauto (Org.). Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

KRENAK, Ailton. Ideais para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

LÖVITH, Karl. O sentido da História. Lisboa: Ed. 70, 1991.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio, 1986.

NIETZSCHE, Friedrich. Segunda consideração intempestiva. Da utilidade e desvantagem da história para a vida. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

RANGEL, Marcelo de Mello. A universidade porvir. As humanidades hoje. [No prelo, 2022].

RANGEL, Marcelo de Mello. A urgência do giro ético-político: o giro ético-político na teoria da história e na história da historiografia. Ponta de lança, UFES, v. 13, p. 27-46, 2019.

RANGEL, Marcelo de Mello. História e stimmung a partir de Walter Benjamin: sobre algumas possibilidades ético-políticas da historiografia. Cadernos Walter Benjamin, v. 17, p. 165-178, 2016.

RIBEIRO, Sidarta. O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RIBEIRO, Sidarta. Sonho manifesto. Dez exercícios urgentes de otimismo apocalíptico. São Paulo: Companhia das letras, 2022.

RODRIGUES, Thamara; RANGEL, Marcelo. Temporalidade e crise: sobre a (im)possibilidade do futuro e da política no Brasil e no mundo contemporâneo. Revista Maracanan, PPGH/UERJ, n. 18, p. 66-82, 2018.

RODRIGUES, Thamara de Oliveira. Dos futuros passados aos futuros possíveis: uma leitura de Reinhart Koselleck e Ewa Domanska. In: PINHA, Daniel; GUIMARÃES, Géssica; RANGEL, Marcelo. (Orgs.). Diante da Crise: teoria, história da historiografia e ensino de história hoje. Vitória: Milfontes, 2021.

RODRIGUES, Thamara de Oliveira. Sonhos no tempo da morte: testemunhos oníricos e históricos sobrea pandemia no Brasil. Ensaios Filosóficos, n. 24, p. 61-81, 2021.

RODRIGUES, Thamara. Humanidades Encantadas: sobre vida, futuro e sonho. HH Magazine: Humanidade em Rede. (Site). Publicado em: 26 jan. 2022. Disponível em: https://hhmagazine.com.br/humanidades-encantadas-sobre-vida-futuro-e-sonho/. Acesso em: dez. 2022.

RODRIGUES, Thamara. Outros modos de pensar e sonhar: a experiência onírica em Reinhart Koselleck, Ailton Krenak e Davi Kopenawa. Revista de Teoria da História, v. 23, p. 152-177, 2020.

WERÁ, Kaka. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio. São Paulo: Peirópolis, 2020.

WERÁ, Kaka. O poder do sonho: um livro sobre a arte de sonhar. São Paulo: Tumiak, 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Rodrigues, T. de O. (2023). Sonhos, temporalidades e universidade: experiências para o futuro. Revista Maracanan, (32), 231–249. https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71259