UM ESPECTRO RONDA O MUNDO – BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS E AS PRIMEIRAS LIÇÕES DA PANDEMIA / A spectre is haunting the world – Boaventura de Sousa Santos and the first lessons from the pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.50261

Palavras-chave:

Pandemia, neoliberalismo, crise

Resumo

Resenha do E-Book A cruel pedagogia do vírus, lançado em abril de 2020, publicação, no qual Boaventura de Souza Santos organiza em cinco capítulos uma breve e profunda reflexão sobre a crise decorrente da pandemia provocada pelo coronavírus que emergiu em dezembro de 2019, classificado cientificamente como SARS-COV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2).

Para Santos, a pandemia provocada pelo novo coronavírus agravará da forma como o colonialismo, o patriarcado e o capitalismo neoliberal forjaram as relações socioeconômicas que levaram ao quadro de desigualdade global que temos testemunhado.

Para Santos, será preciso construir um novo pacto social  e “A nova articulação pressupõe uma viragem epistemológica, cultural e ideológica que sustente as soluções políticas, económicas e sociais que garantam a continuidade da vida humana digna no planeta.” (2020, p. 31)

Biografia do Autor

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma universidade (1995).Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores, no Departamento de Letras. Membro do corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS e dos cursos de Especialização em Educação Básica e Estudos Literários na FFP/UERJ. Desenvolve atualmente pesquisa de pós Doutorado sobre Multiletramentos e letramentos críticos em contextos periféricos, no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade do Estado de São Paulo, sob supervisão da Professora Doutora Walkyria Monte Mór. É coordenadora do projeto de Extensão " Letrajovem: oficinas de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos em Situação de Vulnerabilidade Sociali", realizado em convênio com o Departamento de Acompanhamento de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e em parceria com o Centro de Recursos Integrados de Atenção ao Adolescente de São Gonçalo. Tem experiência em projetos de Letramento numa perspectiva sociocultural e desenvolve pesquisas sobre formação de professores e desigualdades sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e formação de leitores, letramento de jovens e adultos, metodologia do ensino de língua portuguesa e formação de professores. Membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa “Linguagem & Sociedade” (FFP/UERJ-CNPq).Líder do grupo de pesquisa "Conversa de Professor; construindo relações entre teoria e metodologia em uma comunidade de práticas - COP (FFP/UERJ -CIEP 250 - UNESA).

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Oliveira, M. L. C. de. (2020). UM ESPECTRO RONDA O MUNDO – BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS E AS PRIMEIRAS LIÇÕES DA PANDEMIA / A spectre is haunting the world – Boaventura de Sousa Santos and the first lessons from the pandemic. Pensares Em Revista, (18). https://doi.org/10.12957/pr.2020.50261