Reflexões sobre o ensinar e aprender Filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2019.37323

Resumo

A partirda revisão bibliográfica, o presente escrito tematiza a relação entre filosofia e ensino, movimento que nos conduz à seguinte indagação: é possível aprender e ensinar filosofia? Consideramos que o ensino é um modo de comunicação ou exteriorização do pensamento, por meio do qual procuramos compartilhar algo com alguém. Não obstante, o ensino também é uma situação concreta na qual encontramos o Outro capaz de colocar todo o conhecimento em questão. Portanto, uma filosofia realmente autêntica é aquela que não pode ser separada da relação concreta do ensinar e do aprender. 


Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutorando em Educação nas Ciências (UnijuÍ), Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), Especialista em Metodologia de Ensino de História (Uniasselvi), Licenciado em História e Sociologia (Uniasselvi) e Licenciado em Pedagogia (FCE). Bolsista CAPES.

Ivan Luís Schwengber, Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó)


Mestre em Educação pela UNOCHAPECÓ, graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1999), com habilitação em História e Psicologia da Educação, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia e Gestão Escolar. Tem experiência na área de Filosofia e História no Ensino Médio e Gestão Escolar.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Schütz, J. A., & Schwengber, I. L. (2019). Reflexões sobre o ensinar e aprender Filosofia. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 8(1), 201–215. https://doi.org/10.12957/ek.2019.37323