SINCRETISMO DE GÊNERO O PERSONAGEM ISABEL, DE LOS RECUERDOS DEL PORVENIR

Conteúdo do artigo principal

Maria Mercedes Ribeiro Pessoa CAVALCANTI

Resumo

Na obra Los recuerdos del porvenir, da escritora mexicana Elena Garro, a personagem Isabel sintetiza os desafios da condição do gênero feminino: por um lado, herdou a cultura ancestral das mulheres que a precederam, personificando uma identidade genérica como um sujeito histórico centrado em "ser para os outros" – nesse sentido, incorpora a mulher pré-moderna ou tradicional. Por outro lado, revela uma vontade própria que a leva ao desdobramento na busca de sua identidade individual "ser para si", assumindo-se como uma mulher transgressora em relação aos códigos preestabelecidos. Por esse prisma, integra os elementos que exprimem uma atitude mais representativa da mulher moderna. Concomitantemente plasmadas e em conflito, estas fórmulas inerentes ao personagem lhe imprimem uma complexidade e verticalidade, em que coexistem duas incompreendidas e solitárias isabéis.

[1] Atualmente, Los recuerdos del porvenir se acha em processo tradutório pela autora deste ensaio, sob o título provisório de Lembranças do Amanhã.

Detalhes do artigo

Como Citar
CAVALCANTI, M. M. R. P. (2015). SINCRETISMO DE GÊNERO O PERSONAGEM ISABEL, DE LOS RECUERDOS DEL PORVENIR. Caderno Seminal, 24(24). https://doi.org/10.12957/cadsem.2015.20325
Seção
Dossie - Ensino do Português: língua materna (L1) e não materna (L2 e LE)