O LÚDICO NA POESIA PARA CRIANÇAS DE JOSÉ PAULO PAES E DE MANOEL DE BARROS

Conteúdo do artigo principal

Nismária Alves David

Resumo

A partir da relação existente entre poesia e jogo, apontada por Huizinga (1971), este trabalho estuda os livros Poemas para brincar, de José Paulo Paes, e Poeminha em língua de brincar, de Manoel de Barros, com o objetivo de analisar os expedientes linguísticos mobilizados para a composição do caráter lúdico nas referidas obras e, assim, contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos a respeito da lírica contemporânea voltada às crianças, em especial, produzida por esses representativos escritores da literatura brasileira.

Detalhes do artigo

Como Citar
David, N. A. (2015). O LÚDICO NA POESIA PARA CRIANÇAS DE JOSÉ PAULO PAES E DE MANOEL DE BARROS. Caderno Seminal, 23(23). https://doi.org/10.12957/cadsem.2015.14370
Seção
Dossiê - Literatura Infantil e Juvenil
Biografia do Autor

Nismária Alves David, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Curso de Letras do Câmpus de Pires do Rio e no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) do Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas. Pós-Doutoranda do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC), da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).