Funções da rasura em processos de escrita colaborativa no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i38p8-20

Palavras-chave:

rasuras, escrita colaborativa, processo de escrita

Resumo

A partir da perspectiva teórico-metodológica situada no campo da Genética Textual, este estudo tem por objetivo analisar as funções da rasura em processos de escrita colaborativa da qual participa uma dupla de alunas do 1º ano do ensino fundamental, ambas com 7 anos. Para isso, usa o dispositivo de coleta de dados "Sistema Ramos", método multimodal de captura que permite o acesso ao processo de escrita em tempo e espaço real da sala de aula. As alunas, em duplas, escreveram dez histórias inventadas durante o período de seis meses. Para este estudo, foram selecionados três processos, visando observar a abrangência do início, meio e fim do projeto. A categoria eleita é a da rasura e suas funções no texto e a partir de um estudo quali-quantitativo, o trabalho analisa quais foram mais utilizadas e de que forma. Os resultados mostraram que, das seis funções descritas na literatura, apenas três foram utilizadas. Além disso, foram encontradas rasuras imperceptíveis a olho nu e que correspondem a 32% de todas as rasuras produzidas. São as chamadas "rasuras brancas". A operação de substituição foi a mais representada e as rasuras incidiram sobre questões mais formais da língua, como a ortografia e a grafia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Felipeto, Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura

    Pesquisadora na área de Gênese Textual envolvendo alunos do ensino fundamental I e II. Desenvolve pesquisas cujo foco é a rasura, o processo de escrita colaborativa e os erros produzidos pelos alunos em situação escolar.

Referências

ANOKHINA, O; IDMHAND, F. La fabrique du texte à l'épreuve de la génétique. Paris: Éditions des archives contemporaines, 2018.

BIASI, P. Qu'est-ce qu'une rature? In: Bertrand Rougé (ed). Ratures et repentirs, actes du V Colloque du CICADA, 1994. PAU: Publications de l'Université de Pau, 1996.

BIASI, P. La génétique des textes. Paris: Nathan, 2000.

CALIL, E. Sistema Ramos: método para captura multimodal de processos de escritura a dois no tempo e no espaço real da sala de aula. In: Revista ALFA, n. 63, vol.1, 2019.

DOQUET, C. Etude génétique de l’écriture sur traitement de texte d’ élèves de Cours Moyen 2. 2003, 636 p. Thèse de Doctorat de l’Université de Paris III Sorbonne nouvelle en Sciences du Langage. Paris, 2003.

FABRE, C. Les brouillons d’écoliers ou l’entrée dans l’écriture. Grenoble: Ceditel / L’Atelier du Texte, 1990.

FABRE-COLS, C. Brouillons scolaires et critique génétique: nouveaux regards, nouveaux égards? Linx, 51, 2004.

GRESILLON, A; LEBRAVE, J. Avant-Propos. In: Langages, 17, n. 69, 1983, p. 07.

GRÉSILLON, A. Éléments de critique génétique: lire les manuscrits modernes. Paris: P.U.F., 1994.

GRÉSILLON, A. Elementos de crítica genética: ler os manuscritos modernos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Felipeto, C. (2019). Funções da rasura em processos de escrita colaborativa no ensino fundamental. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 38, 8-20. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i38p8-20