Desafios para a Infraestrutura verde da perspectiva de pesquisadores brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2022.194532

Palavras-chave:

Infraestrutura verde, Rethinking the Green City Workshop, Paisagismo

Resumo

O debate sobre infraestrutura verde vem despertando o interesse de diferentes campos disciplinares: arquitetos paisagistas, urbanistas, engenheiros, geógrafos, biólogos, entre outras formações. A infraestrutura verde constitui-se em uma ferramenta de planejamento, projeto e gestão que visa não apenas conectar física e ecologicamente a rede de verde do território, como também articulá-la com as demais infraestruturas construídas. O conceito foi cunhado em contexto americano, ainda muito centrado em sua colaboração para a preservação das áreas de interesse ambiental, por meio do desenho de corredores verdes. O Reino Unido secunda ampliando sua abordagem para a escala da região e visando não apenas a promoção das unidades de conservação, como também o desenho de novos espaços livres. No Brasil, os estudos sobre o tema já vêm sendo desenvolvidos há algum tempo. Em abril de 2019, o seminário “Rethinking the Green City” reuniu 36 jovens doutores e doutorandos brasileiros, predominantemente da área de Paisagem e Ambiente das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, e ingleses, com formações mais diversas, a fim de definir o estado d’ arte da pesquisa e do ensino de planejamento da paisagem com a infraestrutura verde desenvolvida no Reino Unido e no Brasil. O objetivo desse artigo é apresentar sucintamente um panorama do que foi discutido no seminário, a partir do olhar de três professoras e pesquisadoras de Teoria e Prática em Arquitetura da Paisagem que participaram do workshop,  a fim de discutir o estado da arte dos ensino de Arquitetura de Paisagem sobre Infraestrutura Verde no Brasil e na Inglaterra em 2019, seus avanços e limitações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Gomes Sant'Anna, Universidade de Federal de Goiás

    Camila Gomes Sant Anna é arquiteta pela Universidade de São Paulo. Possui título de mestrado em arquitetura da paisagem pela École nationale supérieure d? architecture de Versailles e em Geografia Humana pela Université Paris Diderot. É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, com a tese intitulada A infraestrutura verde e sua contribuição para o desenho da paisagem da cidade. Desenvolveu doutorado sanduíche na University of Manchester, financiado pela Cnpq. É professora de Teorias e Projeto da Paisagem Urbana do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás. É Diretora Cultural da Associação Brasileira de Arquitetos da Paisagem.

Referências

AHERN, Jack. Green Infrastructure for Cities: The Spatial Dimension. In: NOVOTNY, Vladimir; BROWN, Paul (ed.). Cities of the Future: Towards Integrated Sustainable Water Landscape Management. London: IWA, 2007.

ASSOCIAÇÃO DE AVALIAÇÃO ECOSSISTÊMICA DO MILÊNIO. Ecossistemas e bem-estar humano: estrutura para uma avaliação. São Paulo: Senac São Paulo, 2015.

AUSTIN, Gary. Green Infrastructure for Landscape Planning: Integrating Human and Natural Systems. Abingdon: Routledge, 2014.

BARNETT, Rod. Emergence in Landscape Architecture. Abingdon: Routledge, 2013.

CORMIER, Nathaniel S.; PELLEGRINO, Paulo Renato Mesquita. Infraestrutura verde: uma estratégia paisagística para a água urbana. Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 25, p. 127-142, 2008.

DAILY, Gretchen Cara. Nature’s Services: Societal Dependence on Natural Ecosystems. Washington, DC: Island, 1997.

FIREHOCK, Karen. Strategic Green Infrastructure Planning: A Multi-Scale Approach. Washington, DC: Island, 2015.

FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Desenho ambiental: uma introdução à arquitetura da paisagem com o paradigma ecológico. São Paulo: Annablume, 1997.

FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume, 2001.

FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro (org.). São Paulo nas mudanças climáticas: cenários ambientais para a resiliência urbana. São Paulo: Annablume, 2018.

HANNES, Evy. Infraestrutura verde como estratégia para comunidades ecológicas: um plano para a Vila Amélia. 2018.

Dissertação (Mestrado em Paisagem e Ambiente) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

HERZOG, Cecilia Polacow. Cidades para todos: (re)aprendendo a conviver com a natureza. Rio de Janeiro: Mauad X: Inverde, 2013.

JELLICOE, Geoffrey; JELLICOE, Susan. The Landscape of Man: Shaping the Environment from Prehistory to the Present Day. New York: Thames and Hudson, 1987.

MACHÍ CASTAÑER, Carme. A paisagem como infraestrutura: desempenho da infraestrutura verde na Bacia do Jaguaré como modelo de intervenção nas paisagens das águas da cidade de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Paisagem e Ambiente) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

MARTIN-ORTEGA, Julia et al. Water Ecosystem Services: A Global Perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

MCHARG, Ian L. Design with Nature. New York: Natural History, 1969.

MELL, Ian C. Green Infrastructure: Concepts, Perceptions and Its Use in Spatial Planning. 2010. Tese (Doutorado) –Newcastle University, Newcastle upon Tyne, 2010.

PELLEGRINO, Paulo Renato Mesquita; MOURA, Newton Becker. Estratégias para uma infraestrutura verde. Barueri: Manole, 2017.

SAKATA, Francine. Infraestrutura verde foi um sopro de novidade para o paisagismo. Blog da Paisagem, [s. l.], 29 ago. 2015.

SANT’ANNA, Camila Gomes; BEZERRA, Maria do Carmo L. Urban Landscape Planning and the Contribution of Green Infrastructure to Promoting Ecosystem Services. In: FÁBOS CONFERENCE ON LANDSCAPE AND GREENWAY PLANNING, 6., 2019, Amherst. Proceedings […]. Amherst: University of Massachusetts Press, 2019.

SPIRN, Anne Whiston. The Granite Garden: Urban Nature and Human Design. New York: Basic, 1984.

WORKSHOP Rethinking the Green City Workshop. Brasília, DF: UnB, 2019.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Edição

Seção

Paisagem

Como Citar

Sant'Anna, C. G., Hannes, E., & Sakata, F. G. (2022). Desafios para a Infraestrutura verde da perspectiva de pesquisadores brasileiros . Paisagem E Ambiente, 33(49), e194532. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2022.194532