Search options

Search
Search by author
Between Dates
to
Volume and Number
&
Spemd Logo

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

XLI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) 7, 8 e 9 de outubro de 2021 | 2021 | 62 (S1) | Page(s) 21-22


Investigação Original

#051 Endoscopia do sono como preditor do tratamento da apneia obstrutiva do sono: Estudo piloto


a Hospital CUF Tejo, Hospital CUF Descobertas, NOVA Medical School, Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM), Instituto Universitário Egas Moniz, Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM)

  Show More



Volume - 62
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 21-22
Go to Volume


Received on 07/10/2021
Accepted on 07/10/2021
Available Online on 07/01/2022


Objetivos: O objetivo deste estudo piloto é avaliar a capacidade de predição da endoscopia do sono induzida por sedação (DISE) com registo de avanço mandibular na prescrição de um dispositivo de avanço mandibular (DAM) para o tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). Materiais e métodos: 4 pacientes (100% do sexo masculino; idade 40,5 ± 10,8 anos; índice de massa corporal 25,8 ± 1,8 kg/m2; índice de apneia? hipopneia (IAH) de 20,2 ± 6,8 /h) com SAOS, diagnosticados com traçado poligráfico do sono nível II em ambulatório e que recusaram o tratamento com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). Após avaliação clínica para identificação de contraindicações para DAM, foram submetidos a DISE com registo de avanço mandibular de 75,8 ± 7,9% de protrusão máxima. Os pacientes foram classificados como ´mau candidato”, “candidato razoável” e “bom candidato” consoante a resolução do/os colapso/os da via aérea superior com a utilização do registo de avanço mandibular. De seguida, esses pacientes iniciaram o tratamento com DAM. Foram avaliados os colapsos da via aérea superior durante a DISE com registo de avanço mandibular e o resultado do tratamento com DAM. A resposta ao tratamento foi definida como uma redução no IAH, avaliada pelo traçado poligráfico do sono nível II em ambulatório, após 1 mês de tratamento com DAM para avaliar uma redução de pelo menos 50% do IAH inicial. Resultados: Nos casos analisados 2 pacientes foram classificados como ´bom candidato´ e os outros 2 como “candidato razoável”. Relativamente à terapêutica instituída todos os candidatos apresentaram sucesso terapêutico com o DAM, ou seja, todos apresentaram uma diminuição do IAH > 50% (IAH inicial = 20,2 ± 6,8 /h vs IAH após 1 mês de utilização de DAM = 5,2 ± 4/h). Conclusões: Os resultados deste estudo sugerem que o uso de um registo de avanço mandibular em 75,8 ± 7,9% de protrusão máxima da mandíbula, nos indivíduos do estudo, durante uma DISE é mais um fator importante na previsão da resposta à terapêutica com DAM na SAOS.


Supplementary Content


  Download PDF