PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: ENFRENTANDO UM PROBLEMA SECULAR

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p41-56.i5327

Palavras-chave:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Formação continuada, Professores alfabetizadores, Alfabetização, Letramento.

Resumo

Os objetivos do texto são descrever e analisar as ações desenvolvidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Mato Grosso. Trata-se de programa de formação continuada e presencial de professores alfabetizadores, organizado em rede, instituído pela Portaria N. 867, de 4 de julho de 2012, coordenado em nosso estado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Após breve contextualização do tema alfabetização e das influências intelectuais e legais que circundam essa política de formação, relatamos sua implementação no estado de Mato Grosso durante os anos de 2013 a 2015. Em seguida, apresentamos dados de pesquisas survey, realizadas nos três anos, que focam respostas dadas pelos alfabetizadores relacionadas à questão: Este curso contribuiu para a sua formação? Por quê? Os dados foram trabalhados à luz da Análise de Conteúdo, com a utilização de um recurso gráfico para apresentar os termos mais frequentes, conhecido como nuvem de palavras, elaborado com o programa Tagul™. Os resultados informam que: a) o PNAIC marcou significativamente a formação continuada dos professores que participaram do Programa; b) o PNAIC marcou os participantes e se configurou como espaço de troca de experiências, de construção de conhecimentos entre os sujeitos; c) o PNAIC, de uma forma não prescritiva, possibilitou aos alfabetizadores reflexão sobre a prática e construção de caminhos, de estratégias para a alfabetização das crianças, sem abandonar a discussão teórica por meio de leituras e debates. A importante contribuição que os dados apresentam sugere a necessidade de continuidade dessa política de formação de professores alfabetizadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cancionila Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso

Pesquisadora Associada da Universidade Federal de Rondonópolis e Professora Titular (Aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, história da alfabetização, leitura, cartilhas e livros escolares e memórias de professoras. Publicou os livros "Da oralidade à escrita: o processo de produção do texto narrativo no contexto escolar" (INEP/COMPED e EdUFMT, 2000); "A socioconstrução do texto narrativo no contexto escolar: uma perspectiva longitudinal" (Mercado de Letras, 2003); "O que as crianças sabem sobre a escrita?" (EdUFMT e Central de Textos, 2009); "Cartilha Ada e Edu: produção, difusão e circulação (1977-1985)" (EdUFMT, 2011), além de capítulos de livros e artigos em periódicos. Coordenou o Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis (2010-2014) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Mato Grosso - 2013-2016). É coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento Escolar.

Cecília Fukiko Kamei Kimura, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, jogo, números negativos, número e educação matemática. No curso de Graduação em Pedagogia ministra as disciplinas: Matemática e suas Metodologias, Ciências Naturais e suas Metodologias, Estágio curricular III .

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Letras e em Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou seus estudos de pós-doutoramento na UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente (2018). Atualmente é professora Associado IV da Universidade Federal de Mato Grosso e trabalha nos cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação pelo PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT, sob sua Coordenação no biênio 2019-2021. Sílvia Pilegi Rodrigues tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas e estratégias de leitura, literatura infantil e alfabetização. Ela é vice-líder do grupo de pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento Escolar.

Publicado

2016-12-19

Como Citar

CARDOSO, C. J.; KIMURA, C. F. K.; RODRIGUES, S. de F. P. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: ENFRENTANDO UM PROBLEMA SECULAR. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 41–56, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p41-56.i5327. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5327. Acesso em: 20 abr. 2024.