Evidências da precoce desindustrialização no Brasil

Autores

  • Guilherme Nunes Martins Faculdade Boa Viagem e Faculdade Ciências Humanas ESUDA
  • João Policarpo Rodrigues Lima Professor do Departamento de Economia – PIMES/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.9771/rene.v9i1.21676

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar evidências da ocorrência de uma precoce desindustrialização na economia brasileira. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e uma análise empírica da evolução histórica dos indicadores usuais do processo. Em seguida foram avaliados também empiricamente mais dois índices não usuais para se constatar a interferência desse fenômeno no crescimento do país e na qualidade de vida das pessoas: (i) o Produto Interno Bruto (PIB) per capita; e (ii) o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os resultados mostram que de fato existem evidências de uma precoce desindustrialização no Brasil, pois há uma tendência de crescimento emperrado na renda per capita, com a diminuição da participação industrial, assim como no IDH do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Nunes Martins, Faculdade Boa Viagem e Faculdade Ciências Humanas ESUDA

Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor da Faculdade Boa Viagem e da Faculdade Ciências Humanas ESUDA.

João Policarpo Rodrigues Lima, Professor do Departamento de Economia – PIMES/UFPE

PhD em Economia – University of London, professor do Departamento de Economia – PIMES/UFPE e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2015-03-07

Como Citar

Martins, G. N., & Lima, J. P. R. (2015). Evidências da precoce desindustrialização no Brasil. Nexos Econômicos, 9(1), 7–32. https://doi.org/10.9771/rene.v9i1.21676

Edição

Seção

Artigos