O pulso de inundação no sistema de baías Caiçara, Norte do Pantanal Mato-Grossense (Brasil), determina a reprodução de Acestrorhynchus pantaneiro (Menezes, 1992) (Characiformes, Acestrorhynchidae)

Autores

  • Karine Marreiro Soares UNEMAT
  • Claumir Cesar Muniz CELBE
  • Adonias Barbosa de Castro UNEMAT
  • Ernandes Sobreira Oliveira Junior UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.7213/academica.13.FC.AO20

Palavras-chave:

Dinâmica hidrológica, Estado gonadal, Planície inundável, Peixe, Pantanal Mato Grossense

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o aspecto reprodutivo do Acestrorrinchus pantaneiro (peixe comum no PantanalMato-Grossense), correlacionando-o com o pulso de inundação (sistema de Baías Caiçara, Norte do Pantanal Mato-Grossense, no alto Paraguai), fator determinante à manutenção do pantanal e sua biodiversidade. Os peixes foramcapturados, bimestralmente, de setembro de 2005 a setembro de 2007, em períodos diurnos e noturnos em seispontos do sistema. Para a coleta dos espécimes em área aberta, foram utilizadas redes de arrasto e tarrafas, dealturas, tamanhos e malhas variadas. Na coleta dos peixes associados às macrófitas, utilizou-se tela de materialplástico, tipo mosquiteiro, armada em estrutura metálica. Após a coleta, os espécimes foram fixados em formalina a4% e armazenados no Laboratório de Ictiologia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), onde foramobtidos os dados biométricos, determinando-se o sexo e a fase gonadal. Dos 867 espécimes de A. pantaneiro coletados,48,6% eram fêmeas, 38,6% machos e 12,9% não foi possível determinar o sexo. O estádio de desenvolvimentogonadal em repouso predominou nos espécimes coletados nos períodos de vazante e estiagem. Já os períodos deenchente e cheia foram marcados pelo predomínio de indivíduos em maturação e maturos, além da presença deindivíduos imaturos, juvenis. A desova dos peixes destes sistemas de baías ocorre com mais intensidade no final doperíodo de enchente. Constatou-se que o pulso de inundação atua como um fator determinante da reprodução de A.pantaneiro, uma vez que a espécie estudada mostrou preferências em se reproduzir no período de águas altas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-02-2015

Como Citar

1.
Marreiro Soares K, Muniz CC, Barbosa de Castro A, Sobreira Oliveira Junior E. O pulso de inundação no sistema de baías Caiçara, Norte do Pantanal Mato-Grossense (Brasil), determina a reprodução de Acestrorhynchus pantaneiro (Menezes, 1992) (Characiformes, Acestrorhynchidae). Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de fevereiro de 2015 [citado 26º de abril de 2024];13. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/11720

Edição

Seção

Artigo