Agentes e processos de interferência, risco, impacto e dano ambiental: ciclos hidrológicos e coleções hídricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2022.002.0003

Palavras-chave:

Clima, Ambiente, Hídrico, Impacto, Dano

Resumo

Em decorrência do desenvolvimento desordenado das civilizações, o meio ambiente tem sofrido graves alterações em seus sistemas terrestres, atmosféricos, climáticos e aquáticos. As conseqüências de tais impactos ambientais acarretam retrocessos para o progresso da civilização humana e nesse sentido, a busca por medidas práticas que visem assegurar o equilíbrio entre as relações existentes entre homem e meio ambientes são cruciais. Isto posto, dada a importância dos recursos hídricos para a subsistência humana e para a continuidade da vida no Planeta Terra, faz-se mister averiguar a exploração exacerbada das coleções hídricas pelo ser humano e assimilar amplamente os efeitos dos seus danos para os ecossistemas aquáticos sob os prismas econômicos, sociais, culturais e ambientais. Dessa forma, estudos ambientais vêm sendo largamente elaborados ao redor do globo, buscando monitorar a qualidade físico-química e microbiológica da água a fim de garantir a segurança hídrica de sua utilização. Assim sendo, o presente trabalho propõe contribuir para o incremento das soluções ambientais voltadas para a preservação e para a conservação dos corpos hídricos, sob a perspectiva climática.  A partir de intensa pesquisa bibliográfica sobre os principais agentes de influência climática e suas repercussões ambientais, sob o microclima, o mesoclima e o macroclima, revelou-se a intrínseca relação existente entre as atividades humanas e seus efeitos, sobretudo, sobre as alterações climáticas, os ambientes terrestres, atmosféricos e hídricos. Desse modo, se o atual modelo produtivo não for ultrapassado, poderá provocar sérios danos ao clima do Planeta Terra, tais como, aumento da temperatura média global em 0,3% por década, drástico aquecimento da superfície terrestre, imprevisibilidade climática, aumento do nível médio do mar em 6 cm por década, além do, aumento da concentração de CO2  na atmosfera, aumento de carbono na atmosfera para 3 Gton por ano, aumento da concentração de metano e o aumento do NO em 0,25 % ao ano.

Biografia do Autor

Carolina Dias Lelacher, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda em Engenharia Ambiental pela UERJ (2021), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UEZO (2018), Engenheira Ambiental pela Universidade Salgado de Oliveira (2020), Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), Gestora Ambiental pela Faeterj (2015) possui especialização em Educação Ambiental pela UFLA (2016) e curso Técnico em Controle Ambiental. Pesquisadora com especial interesse no desenvolvimento de trabalhos socioambientais,educação ambiental, reúso de água e políticas públicas.Atuou na implementação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Saúde, na educação ambiental, no acompanhamento de auditorias ambientais e na avaliação de aspectos e impactos ambientais na Refinaria de Duque de Caxias - (REDUC); no Aeroporto Internacional Galeão/RJ, atuou no tratamento de Água, Esgoto, Efluentes Industriais e Reúso de Água. Desde de 2015, trabalha como Agente de Saneamento na Companhia Estadual de Águas e Esgotos-CEDAE, em Estações de Tratamento de Água de pequeno, médio e grande porte, tendo atuado na Região Metropolina/RJ e na Região do Médio Paraíba/RJ. 

Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em ENGENHARIA SANITÁRIA pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), mestrado em Public Health Enginnering - LEEDS UNIVERSITY (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná. Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Assumiu a Presidência da companhia de saneamento no período de 2005 a 2006, retornou em 2008 ate Dezembro de 2009 . Assumiu a Pro-Reitoria do Campus da Várzea Grande no período de fevereiro 2013 a julho 2014. Tem experiência profissional e de pesquisa na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em e Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, qualidade da água, impactos ambientais de estações de tratamento de esgoto e reuso de água e efluentes. Em Marco de 2017 tomou posse como Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Margem Esquerda do Rio Cuiabá - CBA -ME. Atuou na coordenação geral do Projeto de Elaboração dos Planos de Saneamento Básico de 109 Municípios do Estado de Mato Grosso, finalizados em Março de 2018. Coordenadora Técnica do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de Mato Grosso - 2020-2021; Professora Pesquisadora Associada do Programa do Mestrado de Recursos Hídricos da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Engenharia Ambiental - NIESA

Alena Torres Netto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998), mestrado e doutorado em Produção Vegetal pela UENF (2001 e 2005 respectivamente) com ênfase em economia de água e produtividade. Realizou o Pós doutorado com um projeto multidisciplinar envolvendo microbiologia do solo, fisiologia vegetal, bioquímica de solos em plantas micropropagadas. Atuou como coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora adjunta da UERJ atuando no curso de Engenharia ambiental e sanitária e nos programas de pós graduação (CESA, PEAMB e DEAMB) e desenvolve pesquisas nas áreas de ecologia, gestão ambiental e recuperação de áreas degradadas.

Ilanna Pettezzoni Delman, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cursou Medicina Veterinária na Universidade Estácio de Sá (UNESA) por 1 ano e meio. Atualmente, é graduanda em Ciẽncias Biológicas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com participação voluntária no Laboratório de Diagnósticos por DNA (LDD), do Instituto de Biologia Alcantara Gomes, UERJ. 

Tatiana Santos da Cunha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta e pesquisadora do curso de construção naval da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ZO. Professora e coordenadora das disciplinas de arquitetura naval 1 e 2, oceanografia operacional, planos e linhas, Introdução à ciência dos materiais e metodologia científica. Possui graduação em química, mestrado em Geoquímica Ambiental com estudos em contaminantes de regiões costeiras pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005), doutorado em Engenharia com ênfase em petróleo e gás pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), pós-doutortado em impactos ambientais de instalações nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear - IEN, Programa PNPD - CAPES (2011 - 2013). Tem experiência em diagnóstico ambiental das atividades petrolíferas através de análises geoquímicas e modelagem de dispersão de poluentes. 

Felipe Affonso Dantas dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Engenharia Ambiental - (PEA/ UFRJ), (2016-2020). Realizei o Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos(2010) na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, na área de Licenciamento Ambiental. Graduado em Química Industrial (2006), e especialista em Gestão Ambiental Executiva - MBE pela COPPE - UFRJ (2007). Membro da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Conselho Regional de Química III região - RJ (CRQ/RJ), (2018-2020). Experiência em estudos ambientais (EIA/RIMA, PCA, EAS/RAS, EIV); monitoramento da qualidade da água e auditorias Ambiental, de conformidade legal, avaliação da sustentabilidade, avaliação de fornecedores, due diligence e sistemas de gestão, desde 2008. Adicionalmente realizo assessoria em processos de licenciamento ambiental e avaliações segundo a NBR15.515- Pate 1 - Avaliação preliminar de passivo ambiental. Possuo Certificação de Auditor Ambiental desde Abril 2011, através da empresa RAC/ABENDI N.32224 (validade:16/01/2021).

Georgia Felicio Marinho da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Peamb-UER. Linha de pesquisa: Tratamento e destino final de resíduos sólidos. Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atuei como Estagiária do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) com as seguintes atribuições : Análise de relatórios de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia, Validação dos dados das estações de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia, Acompanhamento em vistorias, Elaboração de relatórios de vistorias e elaboração de relatórios técnicos. Fui pesquisador PIBIC/UNESA de iniciação cientifica na temática Sistemas de Aquaponia em Fazendas Verticais. 

Oscar Rocha Barbosa , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1979), mestrado em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Sciénce de La Vie - Muséum National D'histoire Naturelle (1997) e Pós-Doutorado em Zoologia pela Universitat de Barcelona (2008/2009). Atualmente é professor Titular do Departamento de Zoologia da UERJ. Coordenador de disciplina de Diversidade Biológica dos Deuterostomados - CEDERJ/CECIERJ, desde 2004, Coordenador de fauna no projeto institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro junto a Seobras/RJ de 2011 a 2018, assessor especial da Diretoria de Cooperação Internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Adaptações e Evolução do Sistema Ósteo Muscular em Tetrapoda, atuando principalmente nos seguintes temas: locomoção, biomecânica, Ecomorfologia, desempenho locomotor, mamíferos, comportamento locomotor, Squamata.

Josimar Ribeiro de Almeida , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) do Comitê Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: 200 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE 108 /SCOPUS 148/ SCIELO 325 ] 26 Livros e 17 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL,POISSON,Científica), 12 Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, 32 Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); 291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, 3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); 2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), 405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) 285 Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) 251 Trabalhos Técnicos.

Publicado

2022-12-02