Acessibilidade / Reportar erro

Referência e contrarreferência do bebê egresso da unidade neonatal no sistema de saúde: percepção de profissionais de saúde da Atenção Primáriaa a Recorte da dissertação de mestrado "Percepções dos profissionais da atenção primária sobre o follow-up de bebês pré-termo e/ou de baixo peso e suas familias: interfaces com o terceiro estágio do Método Canguru", apresentado ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - PEN/UFSC.

Referencia y contra referencia del bebe egreso de la unidad neonatal en el sistema de salud: percepción de los profesionales de salud de la Atención Primaria

Resumo

Objetivo:

Descrever a percepção dos profissionais de saúde da Atenção Básica acerca da referência e contrarreferência no cuidado do bebê pré-termo, de baixo e/ou de muito baixo peso ao nascer egresso da Unidade Neonatal no sistema de saúde.

Métodos:

Pesquisa exploratório-descritiva qualitativa. Foram entrevistados 31 profissionais nas Unidades Básicas de Saúde de Joinville/SC, de setembro a outubro/2014. Utilizou-se a Análise de Conteúdo categorial temática.

Resultados:

Emergiram três categorias: Comunicação entre o hospital e a Unidade Básica de Saúde de referência; Registro do acompanhamento do bebê pré-termo e/ou de baixo peso; A visita hospitalar como uma estratégia para garantir a referência e contrarreferência. Para os profissionais de saúde o processo de referência/contrarreferência é precário, sem registro adequado de condutas e encaminhamentos e a Caderneta de Saúde da Criança é subutilizada.

Conclusão:

É necessário fortalecer a comunicação interinstitucional, para garantir a referência/contrarreferência adequada entre os serviços de saúde, bem como sensibilizar os profissionais acerca da importância dos registros.

Palavras-chave:
Cuidado da Criança; Atenção Primária à Saúde; Prematuro; Serviços de Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com