Ensinando ciências: um enfoque em meio ambiente e energia

Autores

  • Gilberto Dias de Alkimin Universidade Estadual Paulista, Sorocaba, SP
  • Carolina Buso Dornfeld Universidade Estadual Paulista, Sorocaba, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130817376

Palavras-chave:

Energias renováveis, Fabricação de sabão, Papel reciclado, Educação ambiental

Resumo

A sociedade contemporânea buscou um maior conforto em suas atividades cotidianas, sem se preocupar demasiadamente com a forma com que este seja alcançado. Essa busca, com o passar do tempo provocou crises, como exemplo a energética. Além disso, o meio ambiente sofre constantes prejuízos com a falta de percepção da população, inicialmente no descarte inadequado de produtos e no uso exagerado de outros. Com isso a Educação Ambiental surge como tentativa de conscientização sobre essas questões possibilitando à população uma maneira de formar uma opinião mais crítica sobre as questões ambientais. Assim, o objetivo deste estudo foi elaborar diferentes atividades teórico-práticas com a finalidade aproximar os alunos das questões ambientais. As atividades ocorreram na forma de encontros semanais com os alunos nos quais adotou-se a pluralidade metodológica para o trabalho com os temas. Com isso pode-se dizer que existe sim uma certa consciência, não por parte de todos os alunos, mas de sua maioria, sobre a importância do meio ambiente e sua conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Dias de Alkimin, Universidade Estadual Paulista, Sorocaba, SP

Licenciado em Ciências Biológicas (UNESP/Ilha Solteira), mestrando em Ciências Ambientais (UNESP/Sorocaba).

Carolina Buso Dornfeld, Universidade Estadual Paulista, Sorocaba, SP

Graduada em Ciiências Biológicas (UFSCar). Mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos.

Referências

ANTUNES, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. 190 p.

BOVO, M. C. Desenvolvimento da educação ambiental na vida escolar: avanços e desafios. Revista Urutágua, Maringá, n. 13, set./out./nov./dez. 2007.

GOLDEMBERG, J.; LUCON, O. Energia e Meio Ambiente no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, n.21, v.59, 2007.

GUIMARÃES, M. Intervenção educacional. In: FERRARO JÚNIOR, L. A. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. 1ed. Brasília: MMA. Diretoria de Educação Ambiental. 2005. 358p.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, mar., 2003.

JACOBI, P. Educação ambiental e o desafio da sustentabilidade socioambiental. O Mundo Da Saúde São Paulo. São Paulo, v. 30. n. 5, out/dez, 2006.

SATO, M. Educação Ambiental. 1ed. São Carlos: RiMa. 2004. 68p.

LIMA, M. R. A Reciclagem do Papel no Processo Ensino-Aprendizagem (Ensino Fundamental). 2007, 27f. Monografia (Especialização em Geografia do Brasil) – Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, 2007.

MARQUES, S. Energias Fósseis versus Energias Renováveis: proposta de intervenção de Educação Ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico. 2007. 241f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança Promoção da Saúde e do Meio Ambiente) – Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga, 2007.

MORAES, R. Mergulhos Discursivos análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. In: FREITAS, J. V.; GALIAZZI, M. C. (Orgs.). Metodologia emergente de pesquisa em Educação Ambiental, Coleção e Educação em Ciências, ed. Unijuí, p. 84-115, 2007.

MORENO, C. H. C. Rendimento da reação de transesterificação, na produção de biodiesel, a partir de diferentes relações molares álcool-óleo e temperatura de reação. 2007. 71 f. Trabalho de Graduação (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, 2007. p. 06-08.

OLIVEIRA, J. A. B.; AQUINO, K. A. S. Óleo Residual de Frituras: Impactos Ambientais, Educação e Sustentabilidade no Biodiesel e Sabão. In: Jornada De Ensino, Pesquisa e Extensão, 10., 2010. Recife. Anais... Recife: EFRPE, 2010, 3p.

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Alkimin, G. D. de, & Dornfeld, C. B. (2015). Ensinando ciências: um enfoque em meio ambiente e energia. Revista Monografias Ambientais, 14(3), 56–63. https://doi.org/10.5902/2236130817376

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS