Centrais de triagem de resíduos (CTR): uma solução para o gerenciamento em municípios de pequeno porte

Autores

  • Juliana Penteado Coelho Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Marta Regina Lopes Tocchetto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Erny Lauro Meinhardt Júnior Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130810930

Palavras-chave:

Centrais de resíduos, Municípios pequeno porte, Gestão resíduos urbanos

Resumo

No Brasil, os resíduos sólidos urbanos (RSU) ainda são depositados em locais irregulares. Algumas estratégias de gerenciamento podem mudar este cenário, como a redução da geração e a reciclagem de materiais, com a consequente disposição em aterro apenas do rejeito. A construção e o gerenciamento de aterros por municípios de pequeno porte é sempre difícil por apresentarem limitações financeiras e técnicas. As Centrais de Triagem de Resíduos (CTR) se constituem em uma solução viável considerando a possibilidade de melhorar a segregação e valorização dos materiais. O material triado é encaminhado à reciclagem ou à disposição em aterro. Esta solução pode ser consorciada, possibilidade regulamentada na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei 12.305 (BRASIL, 2010). O contexto apresentado motivou o presente trabalho que foi realizado em parceria, UFSM e FEPAM Regional Santa Maria/GERSEN. O objetivo traçado foi desenvolver um estudo para viabilizar a implantação de CTR em municípios de pequeno porte. Para conhecermos o perfil de geração dos pequenos municípios foram analisadas duas regiões localizadas no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Cada uma dessas regiões foi composta por seis municípios. Os resultados demonstraram que o resíduo oriundo das áreas rurais é essencialmente reciclável, pois a fração orgânica que é separada na origem é reaproveitada e utilizada para produção de adubo ou é misturada à alimentação de animais. Assim, a parcela coletada e encaminhada à central de triagem apresenta alto aproveitamento, considerando posterior envio às empresas de reciclagem. Por outro lado, o resíduo gerado pela população urbana carece de uma melhor separação, a fim de reduzir o desperdício de materiais enviados para aterro. Este estudo permite afirmar que a implantação de CTR reduz os custos de gerenciamento de resíduos para os municípios, especialmente os de pequeno porte, pois é uma oportunidade de agregar valor à fração coletada e reduzir o volume a ser encaminhado ao aterro. A organização do setor a partir das Centrais, possibilita a implantação de programas de coleta seletiva e de educação ambiental, além do atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Penteado Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Departamento de Química - CCNE - UFSM. Departamento de Microbiologia - ICBS - UFRGS (atual).

Marta Regina Lopes Tocchetto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Departamento de Química - CCNE - UFSM.

Erny Lauro Meinhardt Júnior, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler, Porto Alegre, RS

Técnico da FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - RS.

Referências

ABELPRE. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama

dos Resíduos Sólidos no Brasil. São Paulo, 2012.

BARON, Viviane. Licenciamento Ambiental de Centrais de Triagem de Resíduo Sólido Urbano. Relatório da disciplina de Laboratório de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2010.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, 2010.

CITTADIN, Leandro – Análise de critérios operacionais do aterro sanitário do Cirsures. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Ambiental – UNESC. Criciúma, 2006.

CRIVELARO, Sérgio Henrique Rezende; SOUZA, Aline Tadei; FRANCISCO, José. Pequenos municípios: a participação do dia-a-dia e a cidadania do cara-a-cara. Anais do II Seminário Nacional: Movimentos Sociais, Participação e Democracia, Florianópolis, 2007.

FADINI, Pedro Sérgio e FADINI, Almerinda Antonia Barbosa. Lixo: desafios e compromissos. Caderno temático de Química Nova na Escola, 2001. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf. Acesso em: 2 mar. 2012.

FAMURS, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.famurs.com.br/. Acesso em: 2 fev. 2012.

SCHALCH, V; LEITE, W.C.A;FERNANDES, J.L.; CASTRO, M.C.A.A. Gestão e gerenciamento de resíduos Sólidos. São Carlos, 2002.

Downloads

Publicado

2014-03-14

Como Citar

Coelho, J. P., Tocchetto, M. R. L., & Meinhardt Júnior, E. L. (2014). Centrais de triagem de resíduos (CTR): uma solução para o gerenciamento em municípios de pequeno porte. Revista Monografias Ambientais, 13(2), 3019–3025. https://doi.org/10.5902/2236130810930

Edição

Seção

ARTIGOS