Percepção do cuidado centrado na família em unidade neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769216340

Palavras-chave:

Recém-nascido, Família, Enfermagem neonatal

Resumo

Doi: 10.5902/2179769216340

Objetivo: estudo com o objetivo de compreender a percepção da família do recém-nascido hospitalizado em unidade neonatal em relação ao cuidado prestado pela equipe de saúde. Método: pesquisa qualitativa, descritiva, que utilizou como referencial teórico os pressupostos do Cuidado Centrado no Paciente e Família. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com sete familiares de recém-nascidos internados em uma unidade neonatal de um hospital universitário em 2011. Resultados: Os dados foram analisados conforme a Análise Qualitativa de Conteúdo, emergindo duas categorias analíticas: satisfação com o cuidado na unidade e dificuldades enfrentadas em relação à equipe e à hospitalização. Conclusão: há uma distância entre a teoria e a prática, sendo o Cuidado Centrado no Paciente e Família um ideal a ser alcançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Simphronio Balbino, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Especialista e Enfermagem Neonatológica,Membro do Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente- NECAd, Enfermeira do Departamento de Enfermagem  Pediátrica da Escola  Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo

Gabriela Ferreira Gomes Meschini, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Graduada em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Enfermeira do Hospital Oswaldo Cruz.

Membro do Núcleo  de  Estudos da Criança e Adolescente (NECAd)

 

Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Prof. Adjunto da Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Enfermagem-Chefe da Disciplina  Enfermagem em Saude Neonatal do Departamento Enfermagem Pediátrica . Líder do Núcleo de Estudos da Criança, Adolescente e Família (Necad).

Myriam Aparecida Mandetta, Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Enfermagem Departamento Enfermagem Pediátrica Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente (NECAd)

Prof. Associado Nível I  da Universidade Federal de São Paulo. Chefe do  Departamento Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem,Líder do Núcleo de Estudos da Criança, Adolescente e Família (Necad).

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Balbino, F. S., Meschini, G. F. G., Balieiro, M. M. F. G., & Mandetta, M. A. (2016). Percepção do cuidado centrado na família em unidade neonatal. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(1), 84–92. https://doi.org/10.5902/2179769216340

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.