Percepção dos alunos sobre serpentes em uma escola pública no sudoeste da Amazônia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40670

Keywords:

Conhecimento. Ensino de Ciências. Herpetologia.

Abstract

Acredita-se que as serpentes surgiram aproximadamente 140 milhões de anos e conhece-las é de fundamental importância. Com isso, este trabalho tem por objetivo verificar a percepção dos alunos sobre serpentes em uma escola pública no município de Humaitá-AM. A pesquisa deu-se no primeiro semestre do ano de 2019, na Escola Municipal Centro de Excelência Irmã Carmem Cronenbold, contemplando alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no turno matutino.  Aplicou-se questionário não estruturado, no intuito de saber os conhecimentos prévios que os alunos possuíam acerca de serpentes. Verificou-se que os alunos possuem conhecimentos significativos sobre serpentes e sentem medo ao avistá-las. A maioria dos alunos citou que conhecem pessoas que já sofreram acidentes provocados por serpentes e que aquelas devem ter tratamento hospitalar o mais rápido possível. Portanto, a pesquisa realizada demonstrou que os alunos apresentam conhecimentos significativos referentes aos anfíbios e répteis, embora haja confusão em identificar corretamente os dois grupos de animais aqui mencionados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Izabela Augusta Veiga de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Graduanda co curso Licenciatura Plena em Ciências: Biologia e Química, pela Universidade Federal do Amazonas - IEAA/UFAM.

Nátia Regina Nascimento Braga Pedersoli, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Pequenos Mamíferos.

Marcelo Rodrigues dos Anjos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Possui graduação em Ciências Biológicas (2002), mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) pela FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA e doutorado em Física Ambiental (PPGFA), pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO, trabalhou em diversas Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP na Amazônia Ocidental como a Organização de Defesa Etno Ambiental – Kanindé onde realizou diversos diagnósticos Etnoambientais participativos e planos de manejo, e do Centro de Estudos RIOTERRA do qual foi presidente e coordenador de uma série de projetos voltados para a conservação e valorização do capital social, foi conselheiro de diversas unidades de conservação federais na amazônia legal brasileira como o Parque Nacional das Nascentes do Lago Jari,  Floresta Nacional de Balata-Tufari, Floresta Nacional do Jamari, atualmente é conselheiro do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, onde desenvolveu estudos voltados para levantamento e conservação de nascentes e ictiofauna associada ao Rio Roosevelt e tributários associados no sudoeste da Amazônia, foi representante institucional da Universidade Federal do Amazonas no sul do estado do Parque Científico e Tecnológico para a Inclusão Social – PCTIS, sou líder dos grupos de pesquisa em Ordenamento e Monitoramento de Bacias Hidrográficas e Conservação de Ecossistemas Aquaticos, e Limnologia e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos e participo de mais outros quatro grupos sendo estes, Grupo de Pesquisa em Engenharia Ambiental – GPEA, Monitoramento e Qualidade Ambiental, Taxonomia, biogeografia, ecologia e conservação de peixes do Maranhão. Atualmente é docente da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, Campus Vale do Rio Madeira em Humaitá/AM, onde também é curador da coleção ictiológica e coordenador do Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira - LIOP. Coordenador do Núcleo Regional do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) em Humaitá-AM é pesquisador especialista da International Union for Conservation of Nature - IUCN e World Commission on Protected Areas - WCPA. É fotógrafo científico ambiental e da vida silvestre. Tem experiência em projetos de pesquisa nas áreas de ecologia com ênfase em ecologia de comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, ecologia, zoologia, unidades de conservação e áreas protegidas, gestão territorial e ambiental, ordenamento e manejo de recursos naturais.

Mizael Andrade Pedersoli, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Mestre em Ciências Ambientais (PPGCA) UFAM - IEAA (2018). Bacharel em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2009). Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Faculdade São Lucas, Porto Velho-RO. Atuou como professor no Centro Universitário São Lucas, Porto Velho, também na UFAM/IEAA, Humaitá - AM. Foi estagiário no Laboratório de Parasitologia da UNIR e do Laboratório de Mastozoologia e Vertebrados Terrestres, do qual é colaborador. Atua na área de Zoologia, Ecologia e Biologia da Conservação, com ênfase em Mastozoologia onde tem experiência com estudo de Quirópteros, Pequenos Mamíferos não voadores, Mamíferos de médio e grande porte e Taxidermia de mamíferos. Tem conhecimento em estudos de Biologia da Conservação, Biologia comportamental e Ecologia. Realiza planejamento e execução de projetos de consultoria ambiental com experiência nas áreas de Levantamento e Monitoramento de fauna, resgate de fauna, elaboração de PCAs e EIA/RIMA, e organização logística e pessoal. Facilidade de trabalho em equipe com experiência em liderança e gestão de pessoas.

Renato Abreu Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas; Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) atuando nas áreas de Ciências, Ensino de Botânica e Ciências Ambientais. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB).

References

ABÍLIO, F. J. P. Ética, Cidadania e Educação Ambiental. In: ANDRADE, M. O. (Org.). Meio Ambiente e Desenvolvimento: Bases para uma formação interdisciplinar. João Pessoa, PB: Editora Universitária da UFPB, 325-353p. 2008.

BORGES-MARTINS, M. Répteis In: WORTMANN, Maria Lucia et al (Org.). O Estudo dos Vertebrados na Escola Fundamental São Leopoldo: Ed. Inisinos, 1997, Lume. UFRGS. br, p.1-54. 2013

BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Politíca da UFSC, v.2, n.1, p.68-80, 2005.

CAMPOS, M. D. Fazer o tempo e o tempo do fazer: ritmos em concorrência entre o ser humano e a natureza. Silveira Martins: Ciência e Ambiente, v.8, p.7-33, 1994.

CANDIANI, G. Educação ambiental: Percepção e práticas sobre meio ambiente de estudantes do ensino fundamental e médio. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental. v.12, p.75-88, 2004.

CERÍACO, L. M. P.; MARQUES, M. P.; MADEIRA, N. C.; VILA-VIÇOSA, C. M. M.; MENDES, P. Folklore and traditional ecological knowledge of geckos in southen Portugal: Implications for conservation and science. Journal of Ethnobiology and Ethnnomedicine, v.7, n. 26, p.1-5, 2011.

CHAUÍ, M.M. Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

COMÊNIO, J.A. Didática Magna. 3.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p.1-179, 1957.

CÔRREA, A.D.; VIEIRA, V.; VELLOSO, V.P. LAMLEC: a dimensão lúdica no ensino de Ciências. Revista Práxis, v.8, n.15, p.63-80, 2016.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo. Editora: Cortez. P, 365, 2002.

FERNANDES-FERREIRA, H.; CRUZ, R.L.; BORGES-NOJOSA, D.M.; ALVES, R.R.N. Crenças associadas a serpentes no estado do Ceará, Nordeste do Brasil. Sitientibus. Série Ciências Biológicas, v. 11, p.153-16, 2011.

FERREIRA, A.B.H. Aurélio o dicionário da língua portuguesa. Paraná: Positivo. 2008

FRAGA, R. de; LIMA, A.P.; PRUDENTE, A.L. da C.; MAGNUSSON, W.E. Guia de Cobras na Região de Manaus - Amazônia Central. Manaus. Editora Inpa. 2013. 154 páginas.

FREITAS, J. C. Nomenclatura em toxinologia. Relações com a comunicação química entre organismos e propriedades biológicas das toxinas. Memórias do Instituto Butantan, v.53, n.2, p.191-195, 2011.

HANAZAKI, N. Conhecimento caiçara para o manejo de recursos naturais. In: ALBUQUERQUE, U. P. et. al. (orgs.). Atualidade em etnobiologia e etnoecologia. Recife: Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, p.17-25, 2002.

KINDEL, E.A.I. Práticas Pedagógicas em ciências: espaços, tempo e corporabilidade. Erechim: Edelbra, p.112, 2012.

LIMA, K.E.C.; VASCONCELOS, S.D. Acidentes com animais peçonhentos: um estudo etnozoológico com agricultores de Tacaratu, sertão de Pernambuco. Sitientibus Série Ciências Biológicas, v.6, n.2, p.138-144, 2006.

LUCKESI, C.C. Ludicidade e atividades lúdicas uma abordagem a partir da experiência interna. Educação e ludicidade. Ensaios, 2005. Disponível no site WWW.paralapraca.org.br. Acesso em: 15 jul 2019.

MARQUES, J.G.W. O olhar (des) multiplicado. O papel da interdisciplinaridade e do qualitativo na pesquisa etnobiológica e etnoecológica. IN: AMOROZO, M.C.M.; MING, L.C.; SILVA, S.M.P. (Org.). Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplinas correlatas. Rio Claro: UNESP/CNPq, p.31-46, 2002.

MEDEIROS, A. B.; MENDONÇA, M. J. da, S. L,; SOUSA, G. L. de.; OLIVEIRA, I. P. de. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, p.17, 2011.

MOURA, M.R.; COSTA, H.C.; SÃO-PEDRO, V.A.; FERNANDES, V.D.; FEIO, R.N. O relacionamento entre pessoas e serpentes no Leste de Minas Gerais, Sudeste do Brasil. Biota Neotropica, v.10, n.4, p.133-142, 2010.

MORAES, R. (org.) Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

MORALES, A.G.; SILVA, V.C.; SILVA, F.N Estudo comparativo das atitudes de estudantes de Assis, SP, frente aos animais invertebrados. Resumo da VI Jornada de Educação, Apud: MORALES, A.G. Educação ambiental: somente a paixão levará á preservação. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental Rio Grande: FURG, v.3, p.200, 1997.

MOREIRA, M.A. Linguagem e aprendizagem significativa. Conferência de Encerramento do IV Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Maragogi, AL, Brasil, 2003. Disponível no site WWW.if.ufrgs.br. Acesso em: 15 jul. 2019.

NORONH-OLIVEIRA, M. V. Elaboração de um recurso para a melhoria da prática docente no ensino de ciências: guia ilustrado dos lagartos do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI). VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Universidade Federal de Sergipe, p. 14, 2010. Disponível em: Acesso em Nov. de 2018

OVERAL, W.L. Introduction to Ethnozoology: What it is or could be. In: POSEY, D.A.; OVERAL, W.L. (orgs.). Ethnobiology: implications and applications. MPEG, Belém, Brasil, p.127-129, 1990.

POUGH, F. H.; ANDREWS, R. M.; CADLE, J. E.; CRUMP, M. L.; SAVITZKY, A. H.; WELLS, K. D. Herpetology. Pretice Hall, New Jersey. 2.ed. 612p. 2001.

POSEY, D.A. Etnobiologia: Teoria e prática. In: RIBEIRO, B.G. (ed.). Suma Etnológica Brasileira (D. Ribeiro, ed.). Petrópolis. Editora: Vozes, v. 1, p. 15-25, 1986.

SAKATE, M.; OLIVEIRA, P.C.L. Toad envenoming in dogs: effects and treatment. Journal Venomous Animal sand Toxins, v.1, n.6, p.53-62, 2000.

SANTOS, A. S. E: ALBUQUERQUE, H. N. Concepção dos alunos em escolas públicas e privada á cerca da flora no município de Areia – PB, Revista Brasileira de Informações Científicas, v.2, n.3, p.30-37, 2011.

SANTOS-F., D.; COSTA- N., E. M.; SCHIAVETTI, A. 'Offensive'snakes: cultural beliefs and practices related to snakebites in a Brazilian rural settlement. Journal of ethnobiology and ethnomedicine, v.6, p.1-13, 2010.

SANTOS-F., D., COSTA N., E. M. As interações entre os seres humanos e os animais: a contribuição da etnozoologia. Florionópolis: Biotemas 20: 99-110. 2007.

SANTOS, J.R.; BONOTTO, D.M.B. Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores atribuídos por professores do ensino fundamental. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Anais do VI EPEA. Ribeirão Preto: 2011. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/6603536/dalva-maria-bianchini-bonotto. Acesso em Nov. de 2018.

SECCO, M.F.; SANTOS, J.B. (Org.). Prêmio Marcio Ayres para Jovens Naturalistas: Guia do Educador. 5.ed. Belém: MPEG, 2011. 46p. Disponível em: https://issuu.com/museu-goeldi/docs/guia_pjma. Acesso em nov. de 2018.

SOUZA, C.E.P.; SOUZA, J.G. de. (Re) conhecendo os animais peçonhentos: diferentes abordagens para a compreensão da dimensão da compressão histórica, socioambiental e cultural das ciências da natureza. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências. Anais.... Bauru: ABRAPEC, 2005.

Published

2020-05-11

How to Cite

de Souza, I. A. V., Braga Pedersoli, N. R. N., Anjos, M. R. dos, Pedersoli, M. A., & Lima, R. A. (2020). Percepção dos alunos sobre serpentes em uma escola pública no sudoeste da Amazônia. Ciência E Natura, 42, e13. https://doi.org/10.5902/2179460X40670

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>