Alguns Teoremas Clássicos da Geometria Sintética e Aplicações

Authors

  • Vinícius Paulo Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Nilomar Vieira Oliveira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14657

Keywords:

Ensino -Aprendizagem, Geometria Euclidiana, Teoremas Clássicos, Geometria Inversiva.

Abstract

O presente artigo é fruto de uma parte da dissertação de mestrado, onde procuramos fazer uma abordagem simples de algunsteoremas clássicos da Geometria Euclidiana Plana e torná-los mais conhecidos, pois embora tenham um grande papel na resoluçãode muitos problemas geométricos, estão de certa forma esquecidos tanto no ensino básico quanto no ensino de graduação. Nointuito de resgatar tais teoremas, desenvolvendo assim habilidades em Geometria, exploramos os seguintes teoremas: Menelaus,Ceva, Ptolomeu, Hiparco,Desargues, Feuerbach. Para as demonstrações destes teoremas, fizemos o uso de alguns resultados daGeometria Plana e da Geometria Inversiva. Acreditamos que tanto o enfoque da realização desse trabalho, com a utilização daGeometria Inversiva, por exemplo, como os teoremas clássicos, que utilizamos simplesmente métodos elementares da GeometriaSintética, pode servir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana e possivelmente servir de elementomotivador para alunos e professores que busquem aprimorar seus conhecimentos em Geometria nos seus diversos desdobramentos.Palavras-chave: Ensino -Aprendizagem, Geometria Euclidiana, Teoremas Clássicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vinícius Paulo Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática - Universidade do Estado do Amazonas (UEA-2005), Especialização em Instrumentalização para o Ensino de Matemática - Universidade Federal Fluminense (UFF-2009) e Mestrado em Matemática - Universidade Federal do Amazonas/IMPA (UFAM/IMPA-2013). Atualmente ministra aulas em cursos Técnicos e de Graduação em Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Alimento, Tecnologia em Processos Químicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Nilomar Vieira Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Matematica pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Problema de Steiner Euclidiano, Razão de Steiner e Otimização Discreta.

Published

2015-09-03

How to Cite

Freitas, V. P., & Oliveira, N. V. (2015). Alguns Teoremas Clássicos da Geometria Sintética e Aplicações. Ciência E Natura, 37(3), 898–909. https://doi.org/10.5902/2179460X14657

Issue

Section

Teaching