Desafios da Tutoria em um Curso Online de Formação de Professores para Desenvolvimento do Raciocínio Computacional

  • Ecivaldo Matos UFBA
  • Claudia Borges Coutinho UFBA
  • Euma Santos UFBA
  • Hugo M. Dourado UFBA
  • Leonardo Ribeiro UFBA
  • Ranansamir Sousa da Silva UFBA
  • Silvana Santos de Jesus UFBA
  • Thácio Kevin Oliveira UFBA
  • Pauleany Simões de Morais IFRN

Resumo


Este artigo apresenta um relato dos desafios percebidos na tutoria de um curso on-line de 80 horas para “Desenvolvimento de Competências Interdisciplinares com o Raciocínio Computacional para Professores da Educação Básica”. O curso foi promovido em colaboração por duas universidades federais e alcançou mais de 90 pessoas entre estudantes de licenciatura (professores em formação), professores iniciantes na educação básica (com até cinco anos de atuação) e professores experientes, com mais de cinco anos de atuação na Educação Básica. Para além dos desafios relacionados à temática do curso e à perspectiva intergeracional dos participantes, houve desafios intrínsecos ao exercício da tutoria on-line por estudantes de graduação. Foram utilizadas as narrativas dos tutores e dos professores-participantes para relatar os desafios apontados neste artigo, com endereçamento de reflexões acerca da formação de professores on-line para desenvolvimento do Raciocínio Computacional.

Referências

Brasil. (2007). Parâmetros Curriculares Nacionais. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Educação. Disponível em: . Acesso em 20 de abril de 2019, v. 15, 2007.

Cachapuz, A., Sá-Chaves I. and Paixão, F. (2004). Saberes básicos de todos os cidadãos no século XXI. Lisboa: CNE.

Dotta, S. and Giordan, M. (2014). Estratégias para Condução do Diálogo a Distância. In: Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 2. Disponível em: . Acesso em 05 de maio de 2019.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra 25ª edição.

Ribeiro, L., Foss, L. and Cavalheiro, S. A. C. (2017) Entendendo o pensamento computacional. ArXiv Preprint ArXiv:1707.00338.

Rodrigues, A. K. and Ramos, C. S. (2016). O papel do tutor no curso de licenciatura em Computação na UFPB virtual. In: Anais III CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Natal. V.1.

Silva, M. C. and Vitoriano, M. V. T. C. (2015). O agir comunicativo do tutor a distância como fomento de participação e de interação no gênero textual fórum acadêmico. In: Anais da Revista Tecnologias na Educação, ano 7. n. 13. Disponível em: Acesso em 03 de maio de 2019.

Vargas, L. M. and Castro, G. J. (2010). O papel do tutor a distância no ensino de informática: a experiência do curso de tecnologia em sistemas para internet UAB/IFSUL. In: Anais 16º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Foz do Iguaçu.

Wing, J. (2016). Pensamento Computacional. Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da Computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. In: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MATOS, Ecivaldo et al. Desafios da Tutoria em um Curso Online de Formação de Professores para Desenvolvimento do Raciocínio Computacional. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 251-259. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8896.