(RE)Pensando o espaço público democrático: o fato do pluralismo e a ideia de tolerância na concepção política de justiça de John Rawls

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v18n2.14395

Palavras-chave:

Democracia. Justiça. Pluralismo. Tolerância.

Resumo

O presente artigo tem o condão de analisar o processo de construção de um espaço público democrático, a partir da teoria de justiça política de John Rawls, demonstrando como a prática pública da justiça, enquanto valor social compartilhado auxilia no estabelecimento de uma sociedade mais justa, capaz de enfrentar o fato do pluralismo e promover a tolerância, criando os meios para uma discussão política razoável em torno da justiça. Para tanto, em um primeiro momento analisa a relevância da liberdade para a consecução da prática pública da justiça como valor social democrático, e posteriormente os elementos do pluralismo e da tolerância, como fundamentais desde o princípio na sua proposta à concepção de justiça que comportaria uma visão plural de sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Paula Bagetti Zeifert, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutora em Filosofia (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - e do Curso de Graduação em Direito da UNIJUI. Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade (CNPq). Coordenadora do projeto de pesquisa “Justiça Social: os desafios das políticas sociais na realização das necessidades humanas fundamentais”. Coordenadora Região Sul da Rede Brasileira de Saberes Descoloniais. E-mail: anna.paula@unijui.edu.br

Joice Graciele Nielsson, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - e do Curso de Graduação em Direito da UNIJUI. Integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos (CNPq).

Referências

AUDARD, Catherine. Cidadania e democracia deliberativa. Tradução de Walter Valdevino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

FORST, Rainer. Contextos de Justiça: filosofia política para além de liberalismo e comunitarismo. Tradução de Denilson Luís Werle. São Paulo: Boitempo, 2010.

LOCKE, John. Carta sobre a Tolerância. Tradução de João da Silva Gama. Lisboa: Edições 70, 1987.

LOVETT, Frank. Uma teoria da justiça de John Rawls. Guia de leitura. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Penso, 2013.

RAWLS, John. A Theory of Justice. Revised Edition. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1999.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Tradução de Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

RAWLS, John. Justice as fairness: a restatement. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 2001.

RAWLS, John. Justiça como equidade: uma reformulação. Tradução de Claudia Berliner; rev. técnica Álvaro De Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

RAWLS, John.. Political Liberalism. New York: Columbia University Press 1993.

RAWLS, John. O liberalismo político. Edição ampliada. Tradução de Álvaro de Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

RAWLS, John. O liberalismo político. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.

RAWLS, John. The Law of Peoples; With the idea of Public Reason Revised. Second printing. Harvard University Press, 2000.

RAWLS, John. O Direito dos Povos. Tradução de Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RICOEUR, Paul. O justo ou a essência da justiça. Tradução de Vasco Casimiro. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

RIVERA, Faviola. Rawls, FIlosofía y Tolerancia. In: Isonomia. Revista de Teoría y Filosofía del Derecho. Nº 19, Octubre 2003.

SÁ, Alexandre Franco de. O problema da Tolerância na Filosofia Política de John Rawls. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira do Interior, 2008. (Coleção LusoSofia)

SANDEL, Michael J. El Liberalismo y los limites de la Justicia. Tradução de María Luz Melon. Barcelona: Gedisa, 2000.

WEBER, Thadeu. A ideia de um "mínimo existencial" de J. Rawls. kriterion, Belo Horizonte, nº 127, Jun./2013, p. 197-210.

Downloads

Publicado

07.01.2020

Como Citar

BAGETTI ZEIFERT, Anna Paula; NIELSSON, Joice Graciele. (RE)Pensando o espaço público democrático: o fato do pluralismo e a ideia de tolerância na concepção política de justiça de John Rawls. Prisma Juridico, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 208–223, 2020. DOI: 10.5585/prismaj.v18n2.14395. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/14395. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos