A percepção do cuidador familiar de idosos dependentes sobre o papel do profissional da saúde em sua atividade

Autores

  • Maíra Caroline de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
  • Mariana Laís Boaretto Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
  • Lizyana Vieira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Keila Okuda Tavares Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p81

Palavras-chave:

Cuidadores familiares, Profissionais da saúde, Idoso dependente.

Resumo

Objetivo: conhecer a opinião de cuidadores de idosos dependentes sobre como o profissional da saúde pode atuar no intuito de auxiliá-lo a ser um bom cuidador. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo descritivo-exploratório com amostra composta por cuidadores familiares de idosos dependentes. A coleta de dados foi baseada na pergunta orientadora: “O que você acha que os profissionais da saúde poderiam fazer para te ajudar a ser um bom cuidador(a) de idosos dependentes?”. Resultados: Foram entrevistados 13 cuidadores. Por meio da análise das falas transcritas foi possível obter três categorias temáticas: (1) Desconhecimento de alguns cuidadores sobre como os profissionais de saúde pode os ajudar em sua atividade; (2) Orientações e demonstrações: algo que poderia auxiliar o cuidador e o idoso dependente; (3) Ajuda psicológica e redes de apoio: fundamental para o idoso e também para o cuidador. Conclusão: A maioria dos entrevistados não apresentava informações e orientações necessárias para realizar os cuidados específicos com o idoso de maneira adequada, evidenciando a importância da atuação dos profissionais da saúde no sentido de repassar orientações e promover treinamento de habilidades específicas, fornecer ajuda psicológica especializada e estimular a formação de grupos de apoio para auxiliar tanto o cuidador como o idoso dependente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maíra Caroline de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Discente do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Mariana Laís Boaretto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Discente do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Lizyana Vieira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Fisioterapeuta. Mestranda em Biociências e Saúde – Programa Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Keila Okuda Tavares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Saúde - Programa de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Pesquisa de Gerontologia da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2015-02-09

Como Citar

1.
de Oliveira MC, Boaretto ML, Vieira L, Tavares KO. A percepção do cuidador familiar de idosos dependentes sobre o papel do profissional da saúde em sua atividade. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de fevereiro de 2015 [citado 25º de abril de 2024];35(2):81-90. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19157

Edição

Seção

Artigos