Published April 28, 2023 | Version v1
Journal article Open

LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO PRÁTICA DE (TRANS)FORMAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO GÊNERO ARTIGO DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA (ArtPC)

  • 1. Programa Pós-Graduação em Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior - Universidade Estadual de Goiás

Description

Este artigo discute as práticas de letramento e de popularização científica, concebidas aqui como um conjunto de práticas sociais e discursivas que possibilitam a compreensão da atividade científica em suas várias dimensões e aplicações sociais. Tem como objetivo principal analisar o modo como o letramento e a popularização científica podem contribuir para formar sujeitos críticos, conscientes da necessidade de transformar a realidade social. Fundamentado no arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC), o estudo analisa as práticas discursivas de popularização científica a partir do gênero artigo de popularização científica (ArtPC). O corpus de análise é constituído por um texto de popularização científica da área da Linguística, publicado na revista Pesquisa Fapesp: “Pela sobrevivência das línguas indígenas”, de autoria de Luisa Destri (2023). O letramento científico voltado para as ciências da linguagem, conforme mostra o texto analisado, constitui um instrumento importante para a educação linguística e para a formação cidadã. Pode-se trazer para o contexto do ensino diversos elementos da produção científica que potencializam uma melhor uma compreensão social e histórica dos fenômenos linguísticos.

Files

2709-14867-1-CE C DOI.pdf

Files (1.0 MB)

Name Size Download all
md5:e56215bc2e3402734220d8c4f9827365
1.0 MB Preview Download