Planned intervention: On Wednesday April 3rd 05:30 UTC Zenodo will be unavailable for up to 2-10 minutes to perform a storage cluster upgrade.
Published February 25, 2022 | Version 1
Book Restricted

Práticas Laboratoriais para o Ensino de Trigonometria: Sob o olhar de licenciandos em Matemática

Description

Ao ler esse livro, você irá se defrontar com uma obra valorosa de formação humana, que emerge da reflexão teoria e prática de sala de aula. Esta coletânea de textos voltados às questões da formação inicial docente, no que diz respeito a reflexões laboratoriais do ensino de Trigonometria, foi organizada pelos professores Ana Carolina Costa Pereira (UECE), Gisele Pereira Oliveira (SEDUC/UECE) e Francisco Wagner Soares Oliveira (UECE), em que emergem de um contexto histórico de vivências resultantes de um processo bem planejado em meio a experiência com o ensino remoto durante a pandemia por COVID 19.

O Curso de Licenciatura em Matemática da UECE, numa concepção particular do curso do campus Itaperi, adéqua uma formação docente em ações que permeiam o processo de ensino aprendizagem, apontando para uma formação docente dotada de conhecimentos e competências específicas na sua base, que o diferenciam de outros profissionais. O Laboratório de Ensino de Trigonometria (LET) tem sua contribuição ímpar nesse processo de formação, consolidando-se em resultados de produção escrita, material e valores docentes com sensibilização a práticas de laboratório para à educação básica.

É dentro deste contexto que se deve situar a produção e edição desta coletânea de textos voltados à práxis e formação docente, postas pelas experiências didáticas laboratoriais dos professores com essa disciplina, no espaço virtual de sala de aula com a colaboração dos licenciandos. O trabalho docente realizado por esses professores, não se limita à entrega de conteúdo ou à preparação profissional de seus alunos. Tomando como referência aspectos gerais do projeto pedagógico, essas experiências promovem uma formação do licenciando para o ensino, a pesquisa e extensão, quando esses achados ficam disponíveis para leitura e apreciação do público afim.

Os organizadores, numa iniciativa laboriosa de lançamento destes textos, contribuem com a história formativa na perspectiva da produção acadêmica e científica como possiblidade contínua de construção permanente do fazer pedagógico, pensado como elemento de uma práxis social mais ampla e de grande contribuição para o registro da produção científica do laboratório de Matemática.

Embora a presente coletânea de textos seja de cunho didático, é uma obra que sinaliza para experiências autorais únicas e de elaboração material como constituição docente de seus autores. Os organizadores presenteiam o leitor com atividades práticas para o estudo de Trigonometria como contribuição ao desenvolvimento de atividades práticas de construção dos conceitos abstratos dos conteúdos matemáticos.

Fica, assim, formulado o convite a que o leitor, seja docente da Educação Básica, licenciando, seja de outras áreas diferentes da Educação Matemática, que faça sua imersão literária deixando-se levar por estas orientações práticas que, nesse momento histórico desses autores, enquanto produtores e pesquisadores, é, certamente, síntese paradigmática resultante dos seus debates pedagógicos.

Files

Restricted

The record is publicly accessible, but files are restricted to users with access.