Published December 29, 2023 | Version v2
Journal article Open

O EGOÍSMO DE UMA SOCIEDADE QUE É MESTRA EM "ME DÁ, ME DÁ, ME DÁ", MAS QUE TEM DIFICULDADE EM DIVIDIR. UM ENSAIO E UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO FILME "O POÇO"

Description

Estudar o comportamento de uma sociedade que está cada vez mais preocupada com os interesses individuais, é o que motiva um pesquisador a realizar trabalho no campo das atitudes de grupos específicos. Quando se observa o pensamento acerca da ‘origem da desigualdade entre os homens’ em Rousseau (1712-1778), faz-se um contraste com os interesses políticos de uma sociedade que está se formar no âmbito da individualidade e do crescimento da ambição e dos sentimentos de orgulho e poder. Assistir ao “O Poço” é um exercício de compreensão do comportamento de uma sociedade marcada pela desigualdade normalizada por conceitos políticos de décadas de opressão e de divisões injustas de renda e de direitos. O materialismo histórico, trabalhado em Marx e a dialética discutida em Weber são postas à prova quando se observa que em 2020 um filme é lançado e apresenta conceitos relacionados à formação e a consciência social de uma sociedade que se preocupa unicamente no interesse individual, e que demostra que se ‘a farinha for pouca, farei primeiro o meu pirão’ ainda é um atributo intrínseco do ser humano, que não deixa de ser individualista, mesmo quando as mazelas da sociedade atual depõem contra.

Files

O EGOÍSMO DE UMA SOCIEDADE QUE É MESTRA EM “ME DÁ, ME DÁ, ME DÁ”, MAS QUE TEM DIFICULDADE EM DIVIDIR. UM ENSAIO E UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO FILME “O POÇO”.pdf