ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41685

Palavras-chave:

Signos. Agenciamento. Análise Matemática. Ensino e Aprendizagem. Gilles Deleuze.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática nos cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas que envolvem o ensino e a aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, buscamos uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento, acontecimento no pensamento. Essa perspectiva torna-se patente e esclarecedora, no quesito do aprendizado da Análise e, portanto, em toda Matemática, na qual o estudante deve colocar seu desejo no processo de aprender e vivenciar o acontecimento, relacionar-se efetivamente com os signos através dessa disciplina e todo o trajeto trilhado nesta passagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Leal Junior, Instituto Federal de São Paulo e Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, filosofia e teoria da aproximação.

Antonio dos Santos Andrade, Universidade de São Paulo

graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1976), com mestrado (1981) e doutorado (1987) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (1993) e com formação em Psicodrama pelo Instituto de Psicodrama de Ribeirão Preto (1992). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Perto da Universidade de São Paulo, responsável pela disciplina de ?Psicologia Escolar? na graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade em educação, etnografia educacional, sociodrama educacional e análise de instituições educacionais.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

LEAL JUNIOR, L. C.; ANDRADE, A. dos S. ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 545–564, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41685. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41685. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de ciências naturais e de matemática