Motivação de equipes em unidades de informação

Autores/as

  • Vanessa Lima dos Santos Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Daniela Pereira dos Reis de Almeida Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5195/biblios.2011.42

Palabras clave:

Profissional da informação, Competências, Habilidades, Motivação, Equipes bibliotecárias, Liderança, Unidades de informação

Resumen

Este artigo, por meio de uma revisão de literatura nas áreas de Ciência da Informação e Administração, buscou resgatar o referencial teórico sobre liderança, motivação, trabalho em equipe, competências, habilidades e atitudes do líder. Além disso, foi elaborado um estudo exploratório junto a diretores/gestores de bibliotecas universitárias. A partir da análise da literatura selecionada e da pesquisa exploratória, infere-se que o líder que atua em unidades de informação (UIs) pode desenvolver algumas ações que possibilitem motivar a equipe, a qual lidera, como por exemplo: implantar programas participativos; estabelecer metas desafiadoras; incentivar trabalhos em grupo; promover rotatividade de cargos e funções; criar sistemas de divulgação de resultados; estimular a criatividade; promover um bom ambiente de trabalho; promover educação e treinamento individual/grupo; definir claramente as responsabilidades; delegar autoridade conscientemente, cobrar resultados; entre tantas outras. Dessa maneira, entende-se que o líder que atua em unidades de informação necessita conhecer os fatores que possibilitam a motivação da equipe. Para tanto, é preciso observar as aspirações de seus colaboradores e verificar se a organização tem sido capaz de satisfazê-las. Assim, cabe ao profissional da informação capacitar-se para desempenhar bem essa função.

Biografía del autor/a

Vanessa Lima dos Santos, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Câmpus de Marília

Daniela Pereira dos Reis de Almeida, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Ciência da Informação. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Livre docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional.Doutora em Ciências da Comunicação. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp.

Publicado

2012-04-29

Cómo citar

Santos, V. L. dos, Almeida, D. P. dos R. de, & Valentim, M. L. P. (2012). Motivação de equipes em unidades de informação. Biblios Journal of Librarianship and Information Science, (45), 40–63. https://doi.org/10.5195/biblios.2011.42

Número

Sección

Revisión

Artículos más leídos del mismo autor/a