Conhecimento e formação continuada: questões pertinentes à Proposta Curricular de Santa Catarina

Autores

  • Vania Vitorio Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Vidalcir Ortigara Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p903

Resumo

Este artigo tem como foco central questões pertinentes à produção do conhecimento em educação e Educação Física e sua vinculação ao processo de formação humana. A articulação das formações inicial e continuada de professores requer conhecimento a partir de uma perspectiva realista crítica com amplitude e profundidade para compreender os nexos causais que determinam a realidade da formação humana. O conhecimento em uma perspectiva realista empírica dificulta as possibilidades de novas objetivações à educação, especificamente para a Educação Física, para a emancipação, e as conduz para uma condição de dispersividade, contrariedade ou ao distanciamento do indicado pela Proposta Curricular de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Vania Vitorio, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestra em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Curso de Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Vitorio, V., & Ortigara, V. (2017). Conhecimento e formação continuada: questões pertinentes à Proposta Curricular de Santa Catarina. Perspectiva, 34(3), 903–927. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p903