A disciplina de Práticas em Ensino Física e a análise da atividade de licenciandos no início do Estágio Supervisionado na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e83165

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento da disciplina de Práticas em Ensino de Física, na forma de um relato de experiência, para discutir e analisar a atividade de licenciandos em Física que estavam iniciando o estágio supervisionado na escola. A disciplina de Práticas, objeto de nossa análise, é parte do currículo de uma licenciatura em Física (diurno e noturno) de uma universidade pública brasileira. Baseamo-nos em uma abordagem qualitativa e utilizamos a vídeo-gravação para o registro dos eventos das aulas da disciplina realizada durante um ano letivo inteiro, no qual os licenciandos estavam iniciando o estágio supervisionado na escola. A discussão e análise serão fundamentadas na Teoria da Atividade, especificamente, no conceito de objetivação, de tal forma que argumentamos que a escola se torna objeto da atividade dos licenciandos. Para isso, vamos concentrar a organização do artigo em função das aulas de Práticas na Universidade e das mudanças que ocorreram ao longo do ano no desenvolvimento da disciplina. A identificação das mudanças se deu pela caracterização da disciplina em três momentos distintos que, seguindo uma sequência cronológica, fornecem indícios de que os licenciandos vivenciaram um processo de mudança de perspectivas de aluno para professor, considerando-se a mudança de necessidades ocorridas em virtude do início dos trabalhos de estágio na escola. Assim, a partir dessa discussão, apontamos para a importância da escola no processo de aprender e de se tornar professor de Física.

Biografia do Autor

Glauco dos Santos Ferreira Silva, CEFET/RJ, Campus Petrópolis

Possui Licenciatura Plena em Física (2003) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado estágio no exterior (Programas de Bolsa Sanduíche da CAPES) junto ao Graduate Center of City University of New York (CUNY). Atou no Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais na cidade de Juiz de Fora. Foi professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), atuando no curso de Licenciatura em Física. Atualmente, é professor efetivo do CEFET/RJ, Campus Petrópolis. Participa do Núcleo de Atividades e Pesquisa em Ensino de Física (NAPEF) deste campus e é lider do Grupo de Pesquisa Perspectivas Sociais em Ensino de Ciências (GPSEC). Orientador de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET/RJ. Representante da Região America do Sul do IOSTE no biênio 2018-20.

https://orcid.org/0000-0002-2747-720X

 

Alberto Villani, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Filosofia – Licenza – Aloisianum Facultas Philosophica (1966), graduação em Física – Laurea – Universita degli Studi di Padova (1969) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica de São Paulo (Universidade Estadual Paulista, 1972), Livre Docência pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutorado pela Universitá di Bologna (1989). Atualmente, é Professor Senior da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e educação, formação de professores, grupos de aprendizagem.

Referências

ANDRADE, R. C. R.; RESENDE, M. R. Aspectos legais do estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva, v. 1, n. 2, p. 230-252, jul./dez. 2010.

ARAUJO, R. S.; VIANNA, D. M. A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 32, n. 4, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, 2001.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, 2019.

DUARTE, N. A Teoria da Atividade como uma abordagem para pesquisa em educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 279-301, jun/dez 2002.

ENGESTRÖN, Y. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. Helsinki: Orienta-Konsultit, 1987.

FREITAS, M. T. A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 21-39, 2002.

GASPAR, A. Cinquenta anos de ensino de Física: muitos equívocos, alguns acertos e necessidade do resgate do papel do professor. In: ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, XV, 2005, Natal. Atas... SBF, v.15, p. 1-11, 2005.

GATTI, B. A. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GIORDAN, M. Algumas questões técnicas e metodológicas sobre o registro da ação na sala de aula: captação e armazenamento digitais. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I (Orgs). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí-RS: Unijuí, 2006. p. 213-237.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, A. N. Activity and consciousness. Pacifica, USA: Marxists Internet Archive, 2009.

MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996.

NADAI, E. A Prática de Ensino e a democratização da escola. R. Fac. Educ., v. 11, n. 1/2, p. 5-17, 1985.

PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. 19. ed. In: PICONEZ, S. C. B. (Org). A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas-SP: Papirus Editora, 2010. p. 13-33.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Cadernos de Pesquisa, n. 94, p. 58-73, 1995.

RATNER, C. Cultural Psycology and Qualitative Methodology. Theoretical and Empirical Considerations. Londres: Plenum Press, 1997. In: DANIELS, H. Vygostsky e a Pedagogia. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

SCHUBERT, C. Video Analysis of Practice and the Practice of Video Analysis: Selecting field and focus in videography. In: Knoblauch, H. et al (Orgs) Video Analysis: Methodology and Methods Qualitative Audiovisual Data Analysis in Sociology. 3rd, revised edition. Frankfurt am Main, Berlin, Bern, Bruxelles, New York, Oxford, Wien: Peter Lang, 2012.

SILVA, G. S. F. A formação de professores de Física na perspectiva da Teoria da Atividade: análise de uma disciplina de Práticas em Ensino e suas implicações para codocência. 326f. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências-modalidade Física) - Instituto de Física/Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

SILVA, G. S. F.; VILLANI, A. Análise de uma disciplina de Práticas em Ensino de Física na perspectiva da Teoria Histórico-cultural da Atividade. Alexandria, v.10, n. 2, p. 3-34, 2017.

STETSENKO, A. Activity as object-related: resolving the dichotomy of individual and collective planes of activity. Mind, Culture and Activity, v. 12, n. 1. p. 70-88, 2005.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. 1. ed. Curitiba-PR: Editora UTFPR, 2012.

VILLANI, A. et al. Contribuições da Psicanálise para uma metodologia de pesquisa em Educação em Ciências. In: SANTOS, F. M. T. E GRECA, I. (Orgs). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí-RS: Unijuí, 2006. p. 323-390.

ZEICHNER, K. M. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista do Centro de Educação, UFSM, v. 35, n. 3, p. 479-503, 2010.

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Silva, G. dos S. F., & Villani, A. (2021). A disciplina de Práticas em Ensino Física e a análise da atividade de licenciandos no início do Estágio Supervisionado na Escola. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(3), 1561–1588. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e83165

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física