Taninos: principal componente do extrato Piptadenia stipulacea (Benth) Ducke inibe o crescimento de cepas clínicas de Staphylococcus aureus de origem bovina

Autores

  • Vanessa de Melo Cavalcanti-Dantas Universidade Federal da Paraíba/ Departamento de Ciências Biológicas
  • Kézya Lopes de Medeiros Universidade Federal da Paraíba/ Departamento de Ciências Biológicas
  • Tatiane Kelly Barbosa de Azevêdo Universidade Federal de Campina Grande/ Departamento de Engenharia Florestal
  • Gregório Mateus Santana Universidade Federal de Campina Grande/ Departamento de Engenharia Florestal
  • Andréia Vieira Pereira Universidade Estadual de Londrina/ Departamento de Patologia experimental
  • Marcelo Biondaro Goís Universidade Estatual de Maringá - UEM/ Departamento de Ciências Morfológicas
  • Maria do Socorro Vieira Pereira Universidade Federal da Paraíba- UFPB/ Departamento de Ciências Biológicas.
  • Jozinete Vieira Pereira Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, Campina Grande PB/ Departamento de Odontologia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n1p109

Resumo

Este estudo avalia a atividade antimicrobiana dos taninos presentes na casca do caule da Piptadenia stipulacea (Benth) sobre cepas de Staphylococcus aureus de origem bovina. A atividade antimicrobiana in vitro do tanino foi avaliada pela determinação da concentração mínima inibitória (CIM). Para determinar a CIM, os taninos foram dissolvidos de forma seriada em água destilada em concentrações variando entre 500 mg/mL e 0,976 mg/mL. Os ensaios foram realizados em triplicata. Os taninos inibiram o crescimento de S. aureus, apresentando valor de CIM de 31,25 mg/mL. Os resultados deste estudo são promissores, pois mostram a importância de avaliar novos compostos de origem natural no combate às infecções causadas por S. aureus. Novos estudos são necessários para confirmar a atividade in vivo e avaliar o mecanismo de ação do tanino isolado da casca do caule da Piptadenia stipulacea.

Biografia do Autor

Vanessa de Melo Cavalcanti-Dantas, Universidade Federal da Paraíba/ Departamento de Ciências Biológicas

Graduada em Biomedicina pela Faculdade Santa Emília do Rodat / UNIESP. Atualmente é aluna de mestrado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba.

Kézya Lopes de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba/ Departamento de Ciências Biológicas

Graduação em andamento em Ciências Biológicas. 
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Tatiane Kelly Barbosa de Azevêdo, Universidade Federal de Campina Grande/ Departamento de Engenharia Florestal

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), mestrado em Sistemas Agrosilvopastoris no semiárido pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em espécies florestais do semiárido.

Gregório Mateus Santana, Universidade Federal de Campina Grande/ Departamento de Engenharia Florestal

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E FLORESTAIS (UFRRJ), área de concentração em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PRODUTOS FLORESTAIS, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil (Ingresso: 2014.1), Bolsista CAPES, orientador - Prof. Heber dos Santos Abreu (abreu@ufrrj.br). Intercâmbio em Ecologia e Gestão de Recursos Naturais pela University of Maryland, College Park, Estados Unidos. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil (Conclusão: 2014.1), Bolsista CAPES, orientador - Prof. Dr. Paulo Fernando Trugilho (trugilho@dcf.ufla.br) com o projeto "Resíduos de bambu (Bambusa vulgaris schard.) para a produção de carvão ativado". Coopera/presta consultoria na empresa de espetos de bambu, Espetinhos Dona Maria, CNPJ: 11.005.705/0001-18. Graduado em ENGENHEIRIA FLORESTAL (UFCG), Patos, Paraíba, Brasil (conclusão: 2011.2), Bolsista CNPq, com colaboração dos Prof(s). Juarez Benigno Paes (jbp2@uol.com.br) e Carlos Roberto de Lima (crlima16@hotmail.com), desde 2007, desenvolve pesquisas na área da Ciência e Tecnologia da Madeira. Apresentou Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual a 8,7 (máximo: 10). Apresenta docência em 07 monitorias remuneradas: Dendrologia, Semente Florestal, Anatomia Vegetal, Morfologia Vegetal, Botânica Sistemática, Química Geral e Física II. É revisor de periódicos: Revista de Biologia Tropical - International Journal of TROPICAL BIOLOGY and CONSERVATION (Costa Rica, Qualis B1) e Revista Brasileira de Agroecologia (Brasil, Qualis B5)

Andréia Vieira Pereira, Universidade Estadual de Londrina/ Departamento de Patologia experimental

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Mestre em Zootecnia com ênfase em Farmacologia e Toxicologia de Produtos Naturais, pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Doutora em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina de Botucatu/ UNESP (2013) atuando na linha de pesquisa: Bioprospecção de moléculas a partir de toxinas animais para emprego em modelos experimentais das doenças negligenciadas (leishmaniose). Atualmente é pós-doutoranda bolsista pela CAPES/FA na instituição Universidade Estadual de Londrina com o projeto intitulado: Avaliação do efeito do Lycopodium clavatum no tratamento da infecção experimental de camundongos com a cepa ME-49 de Toxoplasma gondii. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacologia aplicada a Medicina Veterinária, Microbiologia, Bioquímica, Imunoparasitologia, Fitoterapia, Produtos Naturais e Medicamentos Ultradiluídos.

Marcelo Biondaro Goís, Universidade Estatual de Maringá - UEM/ Departamento de Ciências Morfológicas

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense (2008), Mestre em Ciência Animal - área de concentração em Saúde Animal e linha de pesquisa em Morfofisiologia do Sistema Digestório (2010). Doutorado (2015) no programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada da Universidade Estadual de Maringá - UEM linha de pesquisa em Morfologia/Anatomia Humana, tendo como objeto de pesquisa a "Ação do Toxoplasma gondii sobre o intestino de ratos nas fases aguda e crônica da infecção" empregando histoquímica e imunohistoquímica para analisar a parede do intestino e os neurônios entéricos. Atuou como professor da disciplina de Anatomia Humana na Unipar (2010 - 2012) e no UniCesumar no ano de 2013. Lecionou sobre todos os sistemas para os cursos de Farmácia, Biomedicina, Educação Física, Psicologia, Ciências Biológicas, Nutrição, Fonoaudiologia e Medicina. Lecionou os conteúdos de morfofisiologia do sistema nervoso, plasticidade neural e ritmos biológicos para os cursos de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da UEM e da UNIPAR - turmas 2013 e 2014, e da Fasul turma 2014. No ano de 2013 lecionou na disciplina Metodologia do Ensino e da Pesquisa Aplicada ao Sistema Digestório no Curso de Especialização em Anatomia e Histologia: Métodos de Ensino e Pesquisa da UEM. Atua na divulgação Científica por meio da participação em projetos de extensão desenvolvidos pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM - MUDI, bem como ministrante em cursos de extensão; palestrante, membro de comissão organizadora, e coordenador de seminários, ciclos de estudos e jornadas científicas. O enfoque das palestras e cursos são os seguintes: binômio cérebro-mente e os processos de aprendizagem; Ritmos Biológicos e suas relações com o desempenho humano, com a organização das atividades escolares e de trabalho e com a ocorrência de depressão sazonal; corpo humano; aspectos teóricos e práticas da abordagem interdisciplinar de história, ciência, arte, tecnologia, meio ambiente e cidadania em espaços não formais de educação. No total ministrou 23 palestras para diferentes públicos, dentre eles, empresários, professores e acadêmicos, pedagogos e demais interessados em plasticidade neural, ritmos biológicos e gestão de pessoas; bases neurocientíficas do binômio ensino/aprendizagem; toxoplasmose e neurônios entéricos; morfofisiologia humana e interdisciplinaridade. 

Maria do Socorro Vieira Pereira, Universidade Federal da Paraíba- UFPB/ Departamento de Ciências Biológicas.

Possui Graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (1984), Mestrado em Genética pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Genética, Imunologia, Microbiologia e Saúde Pública, atuando principalmente nas áreas de pesquisa com os seguintes temas: Resistência bacteriana aos antibióticos, atividade antimicrobiana de plantas medicinais, biofilme dental e fitoterapia.

Jozinete Vieira Pereira, Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, Campina Grande PB/ Departamento de Odontologia

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1993), mestrado em Odontologia (Estomatologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Odontologia (Estomatologia) pela Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal da Bahia (2002). Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba e das Faculdades Integradas de Patos, além disso, atua como estomatologista do Centro de Especialização Odontológica do município de Pedras de Fogo - Paraíba.

Downloads

Publicado

2016-02-05

Edição

Seção

Artigos