Cursos de extensão em zoologia e suas implicações no ambiente acadêmico

Autores

  • Thiago Mateus Rocha dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Thales Henrique Dias Leandro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcelo Oscar Bordignon Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p62

Resumo

Animais são fascinantes para a grande maioria das pessoas, porém estudantes de biologia e biólogos que se interessam pela área de zoologia (estudo dos animais), precisam aprofundar esse fascínio em termos de conhecimento. Embora o mercado e as novas tendências biológicas clamem cada vez mais por profissionais com conhecimento nessa área, nem sempre é fácil ou acessível especializar-se em tal, provavelmente devido às complicações que a zoologia implica em sua metodologia, Buscando minimizar esse déficit, o Laboratório de Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza anualmente cursos de caráter técnico nessa área, a fim de permitir que seus alunos e a comunidade tenham acesso às técnicas, tendências e metodologias para o estudo dos animais de modo geral, além de descobrir novas possibilidades profissionais. A primeira proposta ocorreu em 2009 e foi intitulada: “Curso Teórico Prático de Taxidermização Básica de Mamíferos”, e contou com 15 participantes. Em virtude da ampla aceitação da primeira proposta, foi realizado o segundo curso integrando mais conceitos da área, sendo intitulado: “Técnicas de Manejo de Coleções Zoológicas”, com 35 participantes e 15 colaboradores: seis ministrantes e nove monitores. Os bons indicadores dos projetos aqui relatados apontam bom aproveitamento pela comunidade acadêmica, além de subsidiar perspectivas futuras de novos cursos.

Biografia do Autor

Thiago Mateus Rocha dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Biólogo (bacharel) formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre e doutorando em Ecologia e Conservação pela mesma instituição.

Thales Henrique Dias Leandro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e Mestre em Biologia Vegetal pela mesma Instituição (2012). Atualmente é Doutorando do PPG em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Rio Claro) com período sanduíche em Iowa State University (ISU), EUA.

Marcelo Oscar Bordignon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Biólogo (1993), Mestre (1996) e Doutor (2001) em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Professor Aassociado da Universidade Federal do mato Grosso do Sul (UFMS). 

Downloads

Publicado

2016-09-30