Filosofia da Educação: multiculturalismo e interculturalismo

Autores

  • Paolo Nosella Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.32948

Resumo

O texto, primeiramente, define e distingue os conceitos de multiculturalismo e de interculturalidade. Em seguida, relata situações de destruição das culturas e territórios “capixabas” (do estado do Espírito Santo/Brasil) pela ação de empresas multinacionais. Finalmente, ilustra a iniciativa educacional da Pedagogia da Alternância, didaticamente assentada na valorização das culturas locais. Nessas escolas ensina-se que é possível uma dialética diferente entre a cultura local e o saber globalizado. Tais escolas, atualmente, existem em 21 Estados da Federação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paolo Nosella, Universidade Federal de São Carlos

Paolo Nosella licenciou-se em Filosofia na Itália, onde nasceu em 1942. Em 1967,  veio ao Brasil para trabalhar em educação popular na criação das primeiras escolas da Pedagogia da Alternância. Fez mestrado e doutorado em Filosofia da Educação na PUC/SP.  

É professor titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP (UFSCar). Aposentado, atua na mesma como colaborador do PPGE. É pesquisador Sênior do CNPq.

Autor dos livros:  Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil ( EDUFES, 2013), Instituições escolares – por que e como pesquisar (Alínea Editora, 21-o13),  Ensino Médio à luz do pensamento de Gramsci ( Alínea Editora, 2016),  A escola de Gramsci (5ª edição ampliada, Cortez Editora, 2017).

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil