<b> O processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde no cuidado da criança/ The process of work in Primary Health Care to children<b>

  • Anna Luíza Finkler
  • Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso
  • Cláudia Silveira Viera
  • Phallcha Luízar Obregón
  • Rosa Maria Rodrigues
Palavras-chave: Saúde da Criança. Recursos humanos. Criança. Atenção primária à saúde.

Resumo

Na Atenção Primária à Saúde (APS), o cuidado realizado pela equipe de trabalhadores deve responder às necessidades de saúde dos diversos grupos sociais. Objetivou-se apreender o processo de trabalho de equipes da atenção primária vinculadas a unidades básicas de saúde tradicionais e da estratégia saúde da família. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos em duas unidades de APS por meio da técnica de observação não participante, no período de dois meses, um em cada unidade de saúde, com registro das observações em diário de campo. Os dados foram analisados de acordo com os preceitos da análise temática. Os resultados foram discutidos em duas unidades temáticas: o trabalho em equipe na APS e enfoque do trabalho predominante na APS, as quais indicam a existência de um trabalho fragmentado e centrado nos profissionais em ambos os modelos assistenciais. Os problemas na organização do processo de trabalho em saúde tendem a dificultar o cuidado à saúde da criança na APS, com impactos negativos na resolutividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Luíza Finkler

Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, Paraná, Brasil. 

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente Adjunta do Curso de Enfermagem e do Programa de Mestrado Biociências e Saúde da UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil.

Cláudia Silveira Viera
Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Mestrado Biociências e Saúde da UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil.
Phallcha Luízar Obregón
Médica. Doutora em Saúde Pública. Professora do Colegiado do Curso de Medicina da UNIOESTE, Campus de Cascavel, Paraná, Brasil.
Rosa Maria Rodrigues
Enfermeira. Doutora em Educação. Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Mestrado Biociências e Saúde da UNIOESTE, Cascavel, Paraná, Brasil.
Publicado
2016-06-07
Como Citar
Finkler, A. L., Toso, B. R. G. de O., Viera, C. S., Obregón, P. L., & Rodrigues, R. M. (2016). <b> O processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde no cuidado da criança/ The process of work in Primary Health Care to children<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 15(1), 171 - 179. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i1.27683
Seção
Artigos originais