<b>Conhecimento sobre acidente de trabalho pela enfermagem no serviço de atendimento móvel de urgência/ Knowledge about work accident by the nursing in service mobile emergency care<b>

  • Isabel Karolyne Fernandes Costa
  • Isabelle Katherinne Fernandes Costa
  • Amanda Jéssica Gomes de Souza
  • Andréa Tayse de Lima Gomes
  • Clélia Albino Simpson
  • Glaucea Maciel de Farias
Palavras-chave: Riscos Ocupacionais, Saúde do Trabalhador, Assistência Pré-Hospitalar.

Resumo

Acidentes de Trabalho (AT) são eventos que ocorrem durante a atividade laboral a serviço da empresa. Objetivou-se identificar o conhecimento da equipe de enfermagem e caracterizar os acidentes de trabalho ocorridos em um serviço de atendimento móvel de urgência. Estudo exploratório e quantitativo, realizado entre novembro e dezembro de 2010, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal/RN. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado. Dos 66 pesquisados, 16,7% eram enfermeiros e 83,3% técnicos de enfermagem. A maioria não sabia conceituar AT (51,5%), mas 75,8% conheciam algumas normas e 27,4% dos profissionais afirmaram que deve ser feita no próprio local de trabalho. Em relação às características do acidente, os enfermeiros (54,6%) sofreram mais acidentes do que os técnicos (38,2%) e 74,1% dos profissionais estavam realizando transporte de pacientes no momento do acidente. Dos pesquisados, 33,3% sofreram contusões provocadas por acidentes de transporte (44,4%), atingindo os membros superiores, inferiores e a cintura pélvica (59,3%). Devido ao grande risco de sofrer algum tipo de AT, é importante a educação em serviço no tocante a temática Biossegurança. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Karolyne Fernandes Costa
Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN,  Natal – RN, Brasil.
Isabelle Katherinne Fernandes Costa
Enfermeira. Professora adjunta I dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, vice-líder do grupo de pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem – GPIPE/UFRN, Natal – RN, Brasil.
Amanda Jéssica Gomes de Souza
Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, membro do GPIPE/UFRN, Natal – RN, Brasil.
Andréa Tayse de Lima Gomes
Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, bolsista CAPES/DS, membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem – LABTEC/UFRN, Natal – RN, Brasil.
Clélia Albino Simpson
Enfermeira. Professora adjunta IV dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFRN, membro do Grupo de Pesquisa Ações Promocionais e de Atenção a Grupos humanos em Saúde Mental e Coletiva- UFRN, Natal – RN, Brasil.
Glaucea Maciel de Farias
Enfermeira. Professora aposentada do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Natal – RN, Brasil.
Publicado
2015-06-11
Como Citar
Costa, I. K. F., Costa, I. K. F., Souza, A. J. G. de, Gomes, A. T. de L., Simpson, C. A., & Farias, G. M. de. (2015). <b>Conhecimento sobre acidente de trabalho pela enfermagem no serviço de atendimento móvel de urgência/ Knowledge about work accident by the nursing in service mobile emergency care<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(2), 995 - 1003. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i2.22583
Seção
Artigos originais