A concepção de educação humanista: interfaces entre a Unesco e o Plano Nacional de Educação

  • Ane Patrícia de Mira Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Paulo Fossatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Hildegard Susana Jung Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: educação humanista, humanismo, UNESCO, Plano Nacional de Educação.

Resumo

A concepção de humanismo para a educação na contemporaneidade tem sido apresentada por alguns autores com a perspectiva de um novo paradigma para a educação. Diante desse imperativo, analisamos o tema com objetivo de perceber possíveis interfaces das concepções de uma educação humanista promulgadas pela UNESCO e o Plano Nacional de Educação. Para tanto, elegemos três documentos pertinentes ao estudo: da UNESCO, o texto Educação: um tesouro a descobrir, também intitulado Relatório Delors (1997) e Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? (2016) e da legislação nacional, o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, de 15 de junho de 2014. A metodologia é a pesquisa qualitativa, por meio de revisão de literatura e análise documental. A análise dos dados se dá pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados apontam para: uma concepção humanista de educação contemporânea; os princípios humanistas afirmados pela UNESCO; o caráter humanista do Plano Nacional de Educação e os quatro pilares propostos por Delores como pouco alcançados. Para a continuidade do estudo, sugere-se o debate acerca de outras formas de superar o tecnicismo e alcançar um desenvolvimento pleno dos quatro pilares da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ane Patrícia de Mira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Mestra em Educação, na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, na Universidade La Salle (UniLasalle); especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Católica Dom Bosco; especialista em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa pela UFRGS; especialista em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Gama Filho, licenciada em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade La Salle e acadêmica de Licenciatura em Pedagogia (Uninter). É professora de Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola em escolas da rede privada. Integrante do Grupo de Pesquisa Evasão Escolar na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Desenvolve pesquisa sobre concepções de humanismo na educação contemporânea, UNESCO, Plano Nacional de Educação, Projeto Político-Pedagógico, educação humanizadora e gestão escolar humanizadora. 
Paulo Fossatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-Doutor em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Filosofia e em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em Administração Escolar pelo Unilasalle Canoas/RS. Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa Gestão Universitária – da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúcha. Reitor e docente no PPGEdu na Universidade La Salle (UniLasalle). Presidente da ANEC - Gestão 2017-2019. 
Hildegard Susana Jung, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutora em Educação na Universidade La Salle. Mestra em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduada em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, e Coordenação de escolas de Idiomas. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação – GPE/URI/FW e do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, é revisora textual de Português e Espanhol da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior) desde seu primeiro número, lançado em agosto de 2015. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores). Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV. Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade La Salle.
Publicado
2019-01-02
Como Citar
Mira, A. P. de, Fossatti, P., & Jung, H. S. (2019). A concepção de educação humanista: interfaces entre a Unesco e o Plano Nacional de Educação. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e35788. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.35788
Seção
História e Filosofia da Educação