A PEDAGOGIA FREIREANA E A EJA NA EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE

POSSIBILIDADES E ENTRAVES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.156

Palavras-chave:

Paulo Freire, EJA, prisão, educação

Resumo

A presente discussão busca, através de uma investigação bibliográfica, as influências da pedagogia de Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos, considerando os aspectos pertinentes da Pedagogia de Freire, corroborando para a educação daqueles que estão privados de liberdade. Assim, aponta-se a educação a partir da pedagogia freireana, como um meio de reinserção social, promoção da autonomia, emancipação e reinserção social do sujeito aprisionado. Busca ainda, contemplar a educação nas prisões como uma prática para a liberdade, para além das grades, para a vida e convivência em sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tailan Cristina Maciel, Unicentro

Pós-graduanda em Docência e Diversidade e Diversidade Sexual e de Gênero pela Faculdade Descomplica (d). Possui graduação em Pedagogia: docência e gestão educacional, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Interesse em pesquisas relacionadas ao gênero, com ênfase no sistema prisional brasileiro, bem como, a educação em espaços não formais, educação para os Direitos Humanos.

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG,

Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste, UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015), Doutora em Educação e Pós doutora em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora Pedagógica da Penitenciária Industrial de Guarapuava e do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, é integrante do Comitê do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro. É coordenadora pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, Nova Visão instalada no Complexo Penitenciário de Guarapuava.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Maciel, T. C., & Rodrigues, V. E. R. . (2021). A PEDAGOGIA FREIREANA E A EJA NA EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE: POSSIBILIDADES E ENTRAVES. Revista Educação E Ciências Sociais, 4(7), 125–137. https://doi.org/10.38090/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.156