INTEGRAÇÃO DOS RESULTADOS EM SAÚDE REPORTADOS PELOS DOENTES NA DECISÃO CLÍNICA EM ONCOLOGIA DE CABEÇA E PESCOÇO: ENQUADRAMENTO EPIDEMIOLÓGICO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA COM A SAÚDE.

Code: 200901431
7
0
Título

INTEGRAÇÃO DOS RESULTADOS EM SAÚDE REPORTADOS PELOS DOENTES NA DECISÃO CLÍNICA EM ONCOLOGIA DE CABEÇA E PESCOÇO: ENQUADRAMENTO EPIDEMIOLÓGICO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA COM A SAÚDE.

Autores(as):
  • Augusta Silveira

    Silveira, Augusta

  • Eurico Monteiro

    Monteiro, Eurico

  • Joaquim Gonçalves

    Gonçalves, Joaquim

  • Teresa Sequeira

    Sequeira, Teresa

DOI
10.37885/200901431
Publicado em

24/11/2020

Páginas

366-380

Capítulo

30

Resumo

A importância das doenças oncológicas como causa de morbilidade e mortalidade está em crescimento, sendo reconhecido o seu impacto social e peso global pelos custos económicos e sociais envolvidos na sua prevenção, tratamento e reabilitação. As patologias oncológicas de cabeça e pescoço representam um dos seis tumores malignos mais prevalentes em todo o mundo. Estes doentes oncológicos apresentam deterioração de funções básicas que, quando percepcionadas, têm impacto negativo na sua Qualidade de Vida. Um registo oncológico adequado permite uma análise mais rigorosa dos resultados obtidos na avaliação da Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde (QdVRS). Este trabalho tem como objectivos analisar os resultados da QdVRS de doentes oncológicos incluídos no Projecto de Implementação da avaliação da QdVRS dos Serviços de Otorrinolaringologia e Cabeça & Pescoço do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPOPFG) e simulta- neamente procura-se enquadrar esta avaliação no contexto clínico e epidemiológico. Inclui 380 doentes oncológicos de cabeça e pescoço e demonstrou que as mulheres apresentam resultados de Qualidade de Vida globalmente inferiores. Salienta-se ainda a importância do diagnóstico precoce em oncologia, que se relaciona frequentemente com melhores scores e conclui-se que a localização do tumor tem impacto sobre a autopercepção de Qualidade de Vida. Os valores de Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde devem ser interpretados à luz das variáveis sociodemográficas e clínicas, para melhor se avaliar a Patologia Oncológica de Cabeça e Pescoço numa perspectiva epidemiológica no sentido de melhor compreender o processo saúde - doença.

Palavras-chave

Resultados em Saúde Reportados pelos Doentes, Doentes Oncológicos de Cabeça e Pescoço, Epidemiologia, Oncologia, Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.