Acta Paul Enferm 2023; 36: eAPE02061

Fatores associados ao estresse de pais em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Jaquiele Jaciára Kegler ORCID logo , Eliane Tatsch Neves ORCID logo , Augusto Maciel da Silva ORCID logo , Diúlia Calegari de Oliveira ORCID logo , Kellen Cervo Zamberlan ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2023AO02061

Resumo

Objetivo

Analisar os fatores associados ao estresse de pais de recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Métodos

Estudo transversal desenvolvido com 204 pais presentes em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta dos dados, utilizaram-se um instrumento de caracterização dos participantes e a versão brasileira da Parental Stress Scale: Neonatal Intensive Care Unit. Os dados foram analisados por meio do teste de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis.

Resultados

As variáveis sociodemográficas que se mostraram associadas a maiores níveis de estresse foram sexo, experiência anterior com unidade neonatal, escolaridade e religião. E as variáveis clínicas dos recém-nascidos foram unidade de internação, terapêuticas respiratória e intravenosa e procedimento cirúrgico prévio.

Conclusão

Os participantes do sexo feminino, que não possuíam experiência prévia com unidade neonatal, com maior escolaridade e religião apresentaram maiores níveis de estresse bem como os que tinham os filhos internados na unidade de alto risco, com suporte respiratório, uso de dois dispositivos intravenosos e com história prévia de procedimento cirúrgico.

Fatores associados ao estresse de pais em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Comentários