Acta Paul Enferm 2023; 36: eAPE01583

Validação de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem à pessoa com insuficiência cardíaca

Maria Naiane Rolim Nascimento ORCID logo , Nuno Damácio de Carvalho Félix ORCID logo , João Cruz Neto ORCID logo , Moziane Mendonça de Araújo ORCID logo , Cristiana Brasil de Almeida Rebouças ORCID logo , Célida Juliana de Oliveira ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2023AO015833

Resumo

Objetivo

Validar o conteúdo dos enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para o cuidado à pessoa com insuficiência cardíaca.

Método

Estudo metodológico, de acordo com os passos para construção de Subconjuntos Terminológicos no Brasil. Pesquisa realizada de 2019-2020. Os enunciados e intervenções foram organizados conforme a teoria de médio alcance para enfermagem em reabilitação cardiovascular.

Resultados

Participaram do estudo 58 especialistas. Foram validados 39 diagnósticos/resultados e 168 intervenções. Os enunciados com maior concordância estiveram relacionados ao cuidado reabilitador seguido do programa de reabilitação cardiovascular supervisionado.

Conclusão

O estudo validou o conteúdo dos enunciados de um subconjunto terminológico para pessoas com insuficiência cardíaca e permitiu a composição de uma linguagem própria da enfermagem com base em um sistema de classificação reconhecido mundialmente.

Validação de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem à pessoa com insuficiência cardíaca

Comentários