Acta Paul Enferm 2023; 36: eAPE01403

Subconjunto terminológico CIPE® para pessoas com doença renal crônica em tratamento conservador

Harlon França de Menezes ORCID logo , Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho ORCID logo , Rosana Moreira de Sant’Anna ORCID logo , Tatyana Lós de Melo Matos ORCID logo , Isabele Silva dos Santos ORCID logo , Ana Beatriz Pereira da Silva ORCID logo , Cleide Gonçalo Rufino ORCID logo , Richardson Augusto Rosendo da Silva ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2023AO014033

Resumo

Objetivo

Realizar a validação de conteúdo dos enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem do subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) para pessoas com doença renal crônica em tratamento conservador.

Métodos

Estudo metodológico, que seguiu as orientações do método brasileiro, com validação de conteúdo conduzida pela técnica Delphi e realizado com 67 enfermeiros especialistas. Foram avaliados 123 enunciados de diagnósticos/resultados de enfermagem e 215 intervenções de enfermagem distribuídos pelos modos adaptativos do modelo teórico de adaptação de Callista Roy. Para a avaliação do grau de concordância quanto ao significado e utilização clínica, entre os especialistas, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), sendo aceitos os enunciados que apresentaram índice ≥ 0,80.

Resultados

Após duas rodadas Delphi, foram validados 117 diagnósticos/resultados e 199 intervenções de enfermagem. Dentre os diagnósticos, 70 (60%) foram classificados no Modo Fisiológico, 19 (16%) no Modo de Autoconceito, 17 (14%) Modo de Função na Vida Real, e 11 (10%) no Modo de Interdependência de Callista Roy. Dentre os enunciados de diagnósticos mais prevalentes, estiveram: “Pressão Arterial, Alterada”, “Edema Periférico”, “Retenção de Líquidos”, “Falta de Conhecimento sobre Regime Dietético”, “Adaptação, Prejudicada”, “Déficit de Autocuidado” e “Acesso a Tratamento, Prejudicado”. As intervenções de enfermagem válidas sofreram mudanças na redação.

Conclusão

O desenvolvimento do subconjunto terminológico da CIPE® de acordo com o modelo teórico adotado, mostrou-se válido quanto ao conteúdo para o cuidado das pessoas com doença renal crônica em tratamento conservador por meio de planos de cuidados claros e diretivos.

Subconjunto terminológico CIPE® para pessoas com doença renal crônica em tratamento conservador

Comentários