Acta Paul Enferm 2023; 36: eAPE035932

Preditores de maus-tratos ao idoso relacionados a idosos e a seus cuidadores primários

Esther Park ORCID logo , Kyeong Eun Lee ORCID logo , Da-In Park ORCID logo , Barbara Sinacori ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2023AO035932

Resumo

Objetivos

Identificar fatores preditivos de maus-tratos ao idoso relacionados a idosos e seus principais cuidadores e a relação entre formação profissional de saúde e identificação de maus-tratos.

Métodos

Estudo quantitativo e analítico. Os potenciais fatores de risco para maus-tratos relacionados a 40 idosos e seus cuidadores foram coletados por meio da observação de 12 profissionais de saúde e em uma associação de enfermeiras visitantes. O treinamento de profissionais de saúde na identificação de maus-tratos foi investigado. Estatística descritiva, teste exato de Fisher e análise de regressão linear múltipla foram usados para investigar as relações entre a ocorrência de maus-tratos ao idoso e fatores de risco relacionados ao idoso e ao cuidador, e os fatores preditivos para maus-tratos ao idoso.

Resultados

A dependência dos idosos em relação aos cuidadores e as condições crônicas de saúde dos cuidadores principais foram preditores de maus-tratos ao idoso. Os fatores de risco apresentados pelos cuidadores primários tendiam a afetar mais os maus-tratos ao idoso do que a dependência dos idosos. O número de treinamentos em maus-tratos ao idoso realizado pelos participantes, seu conhecimento sobre quem é responsável por notificar os maus-tratos ao idoso, o tipo de cuidador principal dos idosos e a condição crônica de saúde dos cuidadores foram os fatores correlacionados que afetaram os maus-tratos ao idoso.

Conclusão

As descrições de maus-tratos ao idoso das vítimas e perpetradores são difíceis de avaliar; portanto, recomenda-se a triagem mais ampla sob perspectiva dos profissionais de saúde. Futuras pesquisas de enfermagem devem explorar intervenções indiretas, como manipular os fatores de risco que os cuidadores primários representam, a fim de diminuir a ocorrência de maus-tratos ao idoso. Estudos futuros testando modelos de previsão de trajetória dentro de uma amostra maior e mais controlada devem ser conduzidos.

Preditores de maus-tratos ao idoso relacionados a idosos e a seus cuidadores primários

Comentários