Acta Paul Enferm 2022; 35: eAPE03447

O adoecimento dos trabalhadores de enfermagem e os riscos psicossociais no trabalho

Katerine Moraes dos Santos ORCID logo , Gisele Massante Peixoto Tracera ORCID logo , Flaviana Pereira Bastos Nascimento ORCID logo , Jéssica Pronestino de Lima Moreira ORCID logo , Cristiane Aguiar da Silva Ruas ORCID logo , Elizabeth Camacho Fonseca ORCID logo , Regina Célia Gollner Zeitoune ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2022AO03447

Resumo

Objetivo

Analisar o adoecimento físico e psicossocial decorrente do trabalho do profissional de enfermagem que atua em ambulatório de hospital universitário e sua inter-relação com os riscos psicossociais.

Métodos

Estudo epidemiológico transversal, realizado com 388 profissionais de enfermagem de ambulatórios universitários, no município do Rio de Janeiro, RJ. Utilizou-se um questionário para caracterização dos participantes e a Escala de Danos Físicos e Psicossociais no Trabalho, a coleta de dados ocorreu de julho a dezembro de 2018. Realizou-se análise descritiva das variáveis e a classificação de risco dos danos. Para a análise estatística bivariada, utilizou-se a medida de associação razão de chances, com intervalo de confiança de 95%, nível de significância de 5%.

Resultados

O contexto de trabalho ambulatorial da enfermagem põe em risco a saúde física dos profissionais; porém, há de se considerar também o seu perfil, que, além de uma longa trajetória na enfermagem, aponta para a sua rotatividade pelos setores do hospital, finalizando no ambulatório. Partindo dessa perspectiva, esses profissionais podem já estar adoecidos fisicamente ao serem alocados nos ambulatórios, para desenvolverem suas atividades laborais.

Conclusão

Os danos físicos receberam as piores avaliações, dados corroborados pela literatura nacional e internacional, os quais estiveram associados aos desfechos investigados, destacando-se a presença de doenças crônicas e o absenteísmo por doenças.

O adoecimento dos trabalhadores de enfermagem e os riscos psicossociais no trabalho

Comentários